A tecnologia do broto batata-semente é simples, mas inovadora. Desenvolvida pelo pesquisador e engenheiro agrônomo José Alberto Caram de Souza Dias, do Instituto Agronômico de Campinas (IAC), ela reduz em até 40% os custos da produção de batatas (o equivalente à despesa com a compra das batatas-sementes importadas). O plantio é feito com o broto da própria batata-semente, que geralmente é descartado na produção convencional. Entre as vantagens da técnica está o fato de que os brotos são livres de vírus e, portanto, garante ao produtor tubérculos de alta sanidade.

Por conta deste trabalho, o pesquisador do IAC recebeu, em 2015, o prêmio Josué de Castro na categoria pesquisa científica, concedido pelo Governo do Estado de São Paulo. O prêmio tem o objetivo identificar e difundir iniciativas voltadas à formulação de soluções concretas para o combate à fome e a promoção da segurança alimentar e nutricional no Brasil e no mundo. Caram é considerado ainda o pioneiro em experimentos que comprovam o potencial de brotos destacados de tubérculos como material de propagação.

Reveja o vídeo produzido em 2019 pela Associação dos Pesquisadores Científicos do Estado de São Paulo (APqC), com roteiro de Bruno Ribeiro e edição e captação de imagens de Décio Cesarini Jr.

Clique aqui:

https://www.youtube.com/watch?v=Q0Tl_qZ8-yE

Compartilhar: