A Associação dos Pesquisadores Científicos do Estado de São Paulo (APqC) convoca a todos os seus pesquisadores e pesquisadoras para assembleia geral extraordinária a ser realizada no próximo dia 21 de fevereiro (quinta-feira), a partir das 12h30, no Polo Regional Centro Sul, no Salão de Eventos, Rod. SP 127, km 30, em Piracicaba (SP).

Em sua última reunião ordinária, ocorrida no dia 11, a diretoria da APqC decidiu fazer a presente convocação diante do aparecimento de questões que se colocam como urgentes à nossa categoria. Algumas delas foram previamente discutidas com o coordenador da APTA, Dr. Antônio Batista, tais como: reposição salarial, o andamento do PLC 04/2018, a realização de concursos públicos, o desmontes dos Departamentos de Descentralização do Desenvolvimento (DDDs) e a unificação do Instituto de Pesca com o Instituto de Zootecnia.

Sobre este último ponto, que integra a reforma administrativa e a reestruturação dos institutos pretendidas pelo governo do Estado, a APqC se posicionará oficialmente após consultar os pesquisadores associados na assembleia geral extraordinária. É de suma importância que tomemos uma posição rápida e consensual, pois informações que nos chegam dão conta de que a unificação de dois dos nossos institutos está prestes a ser assinada pelo governador.

A fusão do Instituto de Pesca com o Instituto de Zootecnia, ambos com mais de 50 anos de existência, poderá significar a extinção de cargos e de algumas atribuições, colocando em risco não apenas o desenvolvimento de estudos e pesquisas já em curso, mas também o serviço oferecido por estes institutos à sociedade.

É importante a participação de pesquisadores e pesquisadoras de todos os institutos na nossa assembleia geral extraordinária, pois o processo de reestruturação poderá vir a afetar os IP’s em sua integralidade. A adesão em massa se faz urgente também porque iremos discutir a elaboração do texto de uma moção, a ser assinada por várias entidades e personalidades de renome, denunciando a situação atual dos Institutos de Pesquisa e clamando pela abertura de concursos públicos.

Mobilizar para assegurar nossos direitos e garantir serviços de qualidade à população.

Assine a ficha de inscrição aqui: Assembleia Geral Extraordinária.

Att.,
Cleusa M. Lucon, presidente da APqC

Compartilhar: