aquabioFundada em 2002, a Sociedade Brasileira de Aquicultura e Biologia Aquática – AQUABIO, é referência nacional na defesa da aquicultura e nasceu para representar a comunidade acadêmica e científica da área. A Aquabio é responsável pela realização de importantes eventos científicos, como o Congresso Brasileiro de Aquicultura e Biologia Aquática e o Congresso Brasileiro de Aquicultura de Espécies Nativas. Ontem, a associação encaminhou carta ao Governador do Estado de São Paulo, João Doria Jr., e ao Secretário de Agricultura e Abastecimento (SAA), Gustavo Junqueira, na qual critica a fusão do Instituto de Pesca com o Instituto de Zootecnia, apontando os problemas contidos nesta medida. Leia o manifesto na íntegra.

Manifesto da Sociedade Brasileira de Aquicultura e Biologia Aquática (AQUABIO), contrário a fusão do Instituto de Pesca com o Instituto de Zootecnia, APTA, SAA, SP.

A Sociedade Brasileira de Aquicultura e Biologia Aquática-AQUABIO é uma sociedade científica que congrega profissionais do ensino, da pesquisa e da extensão em Aquicultura. Uma das suas missões é, defender o desenvolvimento da aquicultura no Brasil em todas as instâncias. Assim, a sociedade vêm expressar preocupação com o processo de fusão do Instituto de Pesca (IP) com o Instituto de Zootecnia (IZ).

Após ampla discussão em nível de diretoria e com vários subsídios de outros membros, a sociedade entende que o desenvolvimento da aquicultura será bastante prejudicado com essa fusão, tanto no que concerne à pesquisa científica, como na difusão dos conhecimentos para o setor produtivo. Embora os dois institutos tenham pequena área de sombreamento, as diferenças são muito grandes, pois não há convergência temática e as especificidades são muito diferentes.

Somente a título de exemplo, como encaixar o cultivo de macroalgas e microalgas que são vegetais no IZ que tem por função precípua a criação de animais? Lembramos que o cultivo de algas representa 25% de toda a produção aquícola do planeta e vem sendo apontado como a grande solução na produção de alimentos nas próximas décadas. As atividades ligadas à pesca extrativista, que corresponde a cerca de 50% das atividades do IP também não se encaixam nas atividades do IZ. Poderíamos continuar enumerando muitos outros exemplos aqui, mas consideramos que esses já são suficientes.

A AQUABIO destaca ainda que o Instituo de Pesca, é uma instituição de enorme tradição especializada na cadeia produtiva do pescado, que congrega o maior número de profissionais nessa área trabalhando juntos em todo o país. Portanto, é um patrimônio do Estado de São Paulo, que não pode se perder.

A AQUABIO entende a necessidade de promover mudanças administrativas para adequação do Estado aos novos tempos. No entanto, essas mudanças devem ser feitas sem prejudicar o desenvolvimento de áreas estratégicas como é a aquicultura no Estado de São Paulo. Além disso, o corpo técnico do IP e outros especialistas da área não foram ouvidos de forma livre na propositura de soluções para os problemas vigentes. As mudanças devem buscar melhorias. A economia de recursos públicos pretendida pelo Governo do Estado é uma ação importante, e tem todo o apoio da AQUABIO. No entanto, a junção proposta desses dois institutos não nos parece estar embasada em critérios técnicos de um projeto estruturante que poderá fortalecer a CT&I e promover o desenvolvimento das atividades de Aquicultura e Pesca.

Portanto, vimos nos solidarizar com os pesquisadores do Instituto de Pesca que são contrários à fusão, pois, entendemos que o Instituto de Pesca, em seus 50 anos de existência vem prestando relevantes serviços à sociedade e à cadeia produtiva do pescado. Aproveitamos para externar nossas saudações com o desejo de que tenham um excelente mandato e nos colocamos à disposição para contribuir no que se fizer necessário.

São Paulo, 04 de abril de 2019

AQUABIO – Sociedade Brasileira de Aquicultura e Biologia Aquática

Compartilhar: