2 serrana novo
Foto: Serrana / G1

Nesta quarta-feira, 17, foi iniciada a vacinação da população de Serrana (SP), que participa do Projeto S, estudo clínico pioneiro que está sendo realizado pelo Butantan com o objetivo de entender a eficácia da vacinação no controle da transmissão e na redução do número de casos de Covid-19. A primeira etapa da imunização vai até 21 de fevereiro e é exclusiva para os moradores do Grupo Verde. A iniciativa pretende vacinar, em caráter de pesquisa clínica, cerca de 30 mil habitantes do município.

A abertura da vacinação em Serrana aconteceu na EMEF Professora Maria Celina Walter de Assis na presença do diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, do governador de São Paulo, João Doria, do secretário de Estado da Saúde de São Paulo, Jean Gorinchteyn, do prefeito de Serrana, Léo Capitelli, e da secretária de Saúde e vice-prefeita de Serrana, Leila Gusmão.

A primeira voluntária a ser vacinada na presença das autoridades ressaltou que a participação no estudo é uma contribuição para o fim da pandemia e de valorização à Ciência. “É um momento de gratidão e felicidade em poder contribuir com esse projeto. Tirar essa aflição do nosso coração e poder contribuir para o mundo”, afirmou ela. “Hoje eu estou aqui para aplaudir o Butantan. Estou aqui para poder convencer as pessoas de que realmente é importante formar essa opinião e entender o estudo que está sendo feito”, completou.

Por meio do acompanhamento da população de Serrana, o Projeto S vai avaliar o impacto da vacina na transmissibilidade do novo coronavírus, na redução da sobrecarga no sistema de saúde e na aceitação da vacinação. “Serrana será a primeira localidade do mundo a estar integralmente imunizada dentro do prazo de três semanas com a vacina do Butantan. É um estudo inédito e transformador”, ressaltou o governador João Doria.

“É um estudo que vai contribuir para o entendimento do programa de vacinação em controlar a pandemia. Por isso é de interesse mundial. Nunca foi feito um estudo como esse, é a primeira vez. Nós estamos inovando e esperamos que o resultado desse estudo seja extremamente positivo para que a gente possa desenvolver as próximas estratégias de combate a essa pandemia e a outras pandemias”, salientou Dimas Covas.

As datas de início da vacinação dos demais grupos populacionais – Grupo Amarelo, Grupo Cinza e Grupo Azul – serão, respectivamente, 24 de fevereiro e 3 e 10 de março.

Fonte: Instituto Butantan

Compartilhar: