livro

Carla Gomes, diretora do Núcleo de Comunicação Institucional no Instituto Agronômico de Campinas (IAC) e especialista em jornalismo científico pelo Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo da Unicamp (Labjor), será a primeira autora a ter sua tese disponibilizada para download no espaço virtual Estante Labjor, lançado no último dia 11 de dezembro. Seu livro “A Percepção dos Pesquisadores sobre a Importância de Divulgar a Ciência por meio da Imprensa” é fruto do seu mestrado em Divulgação Científica e Cultural e traz informações sobre uma pesquisa inédita: segundo ela, os cientistas nunca tinham sido ouvidos acerca deste tema no Brasil.
Na tese, Carla Gomes investiga a razão que leva muitos cientistas a não se relacionarem com jornalistas para evitar riscos à sua imagem frente aos seus pares ou à imagem da instituição em que atua. “A pouca comunicação com a população em geral vem sendo apontada como uma das causas do não reconhecimento da relevância social da ciência. Esse silêncio da classe científica sobre seus afazeres e resultados é considerado uma das razões para a pesquisa nacional não constar nas agendas governamentais e para a precariedade da profissão e dos institutos e universidades”, afirma.
Buscando compreender as raízes deste problema e apontar saídas para ele, Carla entrevistou 215 pesquisadores da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), a maior instituição de pesquisa agropecuária estadual. “Sem o auxílio dos pesquisadores este trabalho não seria possível”, diz. Entre suas descobertas, ela identificou alguns desafios à divulgação científica, tais como debilidades administrativas das instituições científicas e a sobrecarga de tarefas burocráticas que recai sobre os cientistas – o que acarretaria em falta de tempo e de energia para planejar a divulgação de seus trabalhos. “Registrei ainda reclamações quanto à atividade desenvolvida pelo pesquisador não ser valorizada pela própria instituição onde ele atua”, revela.
O Estande Labjor reunirá livros digitais de acesso livre sobre divulgação científica. A partir da seleção de dissertações defendidas no programa de Mestrado em Divulgação Científica e Cultural do Labjor – e também de teses e ensaios escritos em outros centros dedicados à área –, a ideia é que as pesquisas escolhidas passem por nova edição e adaptação, sendo assim formatadas como livros para download.

A obra inaugural, de Carla Gomes, já está disponível para download gratuito no link:

Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo da Unicamp lança coleção de livros digitais sobre divulgação científica

Compartilhar: