ital

Referência em capacitação e aperfeiçoamento teórico e prático de estudantes, empreendedores e profissionais autônomos e de startups, micro, pequenas, médias e grandes empresas das áreas de alimentos, bebidas, ingredientes e embalagem, o Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital) prevê realizar 47 eventos técnico-científicos até o fim de 2023, ano que marca seu aniversário de 60 anos – confira o calendário e acompanhe a abertura de inscrições. Ligado à Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, o Ital encerrou o último ano com média recorde de satisfação dos participantes das capacitações realizadas, atingindo o nível de 95%.

Diferentemente de 2022, quando 42 dos 46 eventos foram on-line, a instituição, sediada em Campinas-SP, planeja realizar 32 eventos presenciais este ano, destacando-se o Fórum sobre Food Safety, marcado para ocorrer em 6 de junho para discutir tendências, desafios e oportunidades em segurança de alimentos. No evento, o Ital lançará o Brasil Food Safety Trends 2030, estudo envolvendo um terço dos pesquisadores da instituição que dá continuidade a uma série de publicações técnico-científicas disponibilizadas ao público com assuntos de interesse do consumidor e da sociedade.

“A vantagem do evento presencial é a possibilidade de uma maior interação dos participantes com o corpo técnico envolvido no conteúdo programático e entre os próprios participantes, sendo que em cursos tecnológicos há ainda a experiência da realização de atividades em laboratórios e plantas-piloto especializados”, frisa Claire Sarantópoulos, diretora de Ciência e Tecnologia do Instituto, que também reconhece a importância do formato não presencial. “Temos registrado uma maior participação do público de outros estados e até mesmo de outros países nos eventos on-line por não envolver a necessidade de deslocamento e hospedagem e por facilitar a conciliação com outros compromissos profissionais”, observa.

Processos e equipamentos

Essencial para quem pretende fabricar e comercializar alimentos enlatados nos Estados Unidos ou exportá-los do Brasil para esse mercado, o BPCS Training, agendado para 6 a 10 de março, será a primeira capacitação do ano e recebe inscrições até 1º de março. Através da área de Engenharia de Processos do Centro de Tecnologia de Laticínios e Bactérias Lácticas (EP-Tecnolat), o Ital é a única instituição a oferecer esse treinamento em português e na América Latina. Com 15 aulas divididas em dois módulos, o curso abrange requisitos solicitados pela legislação americana a supervisores de plantas de processamento de alimentos de baixa acidez a acidificados mantidos a temperatura ambiente. Outro curso da EP-Tecnolat, dedicado a pasteurização e esterilização, está previsto para ocorrer de 30 de maio a 1º de junho.

Já visando a segurança dos equipamentos utilizados pela indústria de alimentos e bebidas, o Ital promoverá em 18 e 19 de abril o 4º Seminário sobre Projeto Sanitário para Indústrias de Alimentos por ser sede regional do European Hygienic Engineering & Design Group (EHEDG), entidade europeia que agrega fabricantes de equipamentos, indústrias de alimentos, institutos de pesquisa e autoridades de saúde pública.

Ciência, qualidade e segurança de alimentos

As técnicas de inoculação e cálculo de resultados em análises microbiológicas de alimentos são o foco do primeiro curso do ano do Centro de Ciência e Qualidade dos Alimentos (CCQA), que ocorre on-line em 28 e 29 de março e já recebe inscrições, com desconto até 20 de fevereiro – uma segunda edição está programada para 22 e 23 de agosto. O CCQA também prevê a realização de dois cursos dedicados a métodos de análise microbiológica de alimentos, o primeiro será teórico, dividido em cinco módulos semanais, de 28 de abril a 26 de maio, e o segundo será teórico e prático, de 11 a 15 de setembro.

Já de 31 de julho a 4 de agosto, ocorre o único curso presencial do CCQA, realizado anualmente em parceria com a Flavor Food com foco em HACCP, sistema de controle sobre a segurança do alimento por análise e controle dos riscos biológicos, químicos e físicos em todas as etapas.
A segurança de alimentos e HACCP também serão abordadas no tradicional curso de industrialização de palmito em conserva oferecido anualmente pelo Centro de Tecnologia de Frutas e Hortaliças (Fruthotec), que está previsto para ocorrer de 27 a 29 de junho. A unidade técnica também promoverá capacitação focada na vida de prateleira de alimentos em 4 e 5 de outubro.

Ingredientes e produtos de panificação e confeitaria

Dos 20 eventos planejados pelo Centro de Tecnologia de Cereais e Chocolate (Cereal Chocotec), apenas dois serão on-line: Aeração Aplicada a Confeitos e Recheios para Chocolates (17 de março) e Rotulagem e Certificação em Sustentabilidade (11 de agosto). Na agenda, estão previstos cursos voltados para proteínas, hidrocoloides e amidos (20 de junho), pão de queijo (17 de agosto), barras de cereais e de frutas (27 e 28 de setembro) e snacks de amendoim drageado (5 de outubro).

Já pela constante demanda do mercado, estão programadas em mais de uma data as capacitações Avaliação da Qualidade Tecnológica da Farinha de Trigo (28 e 29 de março, 8 e 9 de agosto e 29 e 30 de novembro), Microencapsulação Aplicada em Produtos Alimentícios (10 e 11 de maio e 18 e 19 de outubro), tecnologia de fabricação de drageados de chocolate (27 de abril e 24 de agosto) e de achocolatados em pó (16 de maio e 5 de dezembro), processo industrial de fabricação de chocolate (24 e 25 de maio e 22 e 23 de novembro), balas de goma (1 de junho e 9 de novembro).

Carnes, produtos cárneos e lácteos

O Centro de Tecnologia de Carnes (CTC) planejou três cursos e um seminário presenciais. Além da qualidade e segurança, será possível aprender teoria e prática dos aspectos tecnológicos de salsichas e mortadelas, de 12 a 14 de abril, e do processamento de presunto cozido, de 4 a 6 de setembro. Também haverá um curso dedicado à determinação de vida de prateleira de carnes e produtos cárneos, de 21 a 23 de junho. O calendário de eventos do CTC se encerra com um seminário dedicado a segurança de produtos cárneos prontos para consumo, de 25 a 27 de outubro.

Já o Tecnolat realizará o inédito Summit Tecnológico de Sorvetes, em 22 e 23 de maio, em parceria com a Associação Brasileira das Indústrias e do Setor de Sorvetes (Abis), além dos cursos on-line dedicados a teoria e prática de fabricação de iogurtes e bebidas lácteas fermentadas e de queijos Minas Frescal, Prato e requeijão cremoso, previstos para 26 de setembro e 7 a 9 de novembro, respectivamente.

Embalagens da concepção à distribuição

O Centro de Tecnologia de Embalagem (Cetea) planeja realizar oito eventos ao longo do ano, incluindo a 12ª edição da conferência bianual internacional dedicada a embalagens flexíveis Tappi/Cetea, que será on-line de 11 a 13 de abril, e um inédito seminário on-line sobre legislações internacionais de materiais para contato com alimentos, marcado para 17 a 19 de outubro.

Quanto aos cursos, além de um básico de embalagens (14 a 16 de março), estão programados outros dedicados a regulamentos da Anvisa sobre embalagens e materiais plásticos destinados ao contato com alimentos (7 a 9 de março), embalagens plásticas rígidas (24 a 28 de abril), embalagens celulósicas para transporte e distribuição (17 a 19 de maio), embalagens plásticas flexíveis (18 a 22 de setembro), único presencial, e embalagens para produtos farmacêuticos e para saúde (7 a 10 de novembro).

Confira o release nos sites da Apta e da SAA

Fonte: Ital

Compartilhar: