Com o objetivo de estruturar linhas de pesquisas focadas na alimentação saudável, a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (Seti) tornou-se parceira do Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital), órgão da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta) da Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento de São Paulo localizado em Campinas (SP). A assinatura do memorando de entendimento ocorreu no dia 10 de fevereiro no 35º Show Rural, em Cascavel (PR), e envolve o Parque Científico e Tecnológico de Biociências (Biopark) e a Fundação Araucária.

“Nosso objetivo é buscar oportunidades de projetos de pesquisa em comum para valorização da cadeia produtiva de alimentos, através da inovação em processos tecnológicos e ingredientes saudáveis, áreas que estão entre as prioridades do Ital e nas quais nosso corpo técnico possui competências complementares às dos ecossistemas paranaenses de biotecnologia e genômica”, destaca a diretora geral do Ital, Eloísa Garcia.

Para o presidente do Biopark, Luiz Donaduzzi, a iniciativa acompanha a evolução no padrão alimentar em relação a qualidade e quantidade de alimentos. “Antes era preciso encher o estômago, mas agora priorizamos o consumo de alimentos de alta qualidade. Ou seja, qualidade e quantidade são fatores diretamente relacionados e agregam valor aos produtos alimentícios”, afirmou durante a oficialização da parceria, que contou com a presença da diretora de Programação de Pesquisa e vice-diretora do Ital, Gisele Camargo.

Na área de saudabilidade, o Ital também lidera a Plataforma Biotecnológica Integrada de Ingredientes Saudáveis (PBIS), Núcleo de Pesquisa Orientada a Problemas no Estado de São Paulo (NPOP) que tem como missão de desenvolver ingredientes saudáveis, sustentáveis e inovadores a partir de matérias-primas nacionais para fortalecer a competitividade da indústria alimentícia.

Fonte: Ital

ital1

Compartilhar: