iz

Nos próximos dias 18 e 19 de novembro, o IZ (Instituto de Zootecnia) de Nova Odessa [foto] e outras nove unidades da APTA (Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios) abrirão suas portas para receber estudantes de escolas públicas e particulares e a sociedade em geral, para uma troca de experiências entre os pesquisadores dos Institutos e a população de sete diferentes cidades paulistas. Com diversas atividades, os espaços estarão abertos das 9h às 17h, nos dois dias.

“Essa ação tem como objetivo aproximar as comunidades próximas aos trabalhos realizados nas unidades da APTA. Abriremos as portas das instalações dos Institutos para que todos possam conhecer a estrutura, os experimentos e as atividades desenvolvidas em prol do agronegócio paulista, que influenciam diretamente o dia a dia da população de todo o país”, afirma Sergio Tutui, coordenador da Agência.

Participarão da ação, na cidade de São Paulo, o IEA (Instituto de Economia Agrícola), o IP (Instituto de Pesca) e o IB (Instituto Biológico). Em Campinas, serão duas unidades: o Ital (Instituto de Tecnologia de Alimentos) e o IAC (Instituto Agronômico).

Fechando a lista estão as unidades da APTA Regional de Pariquera-Açu, de Itapetininga e de Assis, além do Centro de Seringueira e Sistemas Agroflorestais do IAC, em Votuporanga, e as unidades do Instituto de Zootecnia nas cidades de Nova Odessa e Registro.

O primeiro dia da ação será focado na visitação de escolas, com o objetivo de apresentar aos alunos da região de cada unidade como é desenvolvido o trabalho de pesquisa e desenvolvimento de tecnologias voltadas ao desenvolvimento do agronegócio. No sábado, segundo dia, as unidades serão abertas para a comunidade em geral, que poderão visitar as instalações e participar das atividades preparadas pelas equipes dos Institutos.

Para a ação, as unidades preparam estações que destacam os estudos e as tecnologias desenvolvidas por cada uma delas e que fazem parte do dia a dia da população. “Temos diversos trabalhos relevantes que saíram de pesquisas desenvolvidas por nossos cientistas para a agricultura e criação animal. Será uma experiência muito importante para todos nós, tendo em vista que teremos a oportunidade de mostrar nossas tecnologias para o público que está em nossa volta”, finaliza Tutui.

NO IZ

Na sexta-feira, dia 18/11, o IZ receberá as escolas da cidade já credenciadas para participar. No sábado, dia 19/11, serão muitas atrações para a população em geral, como food trucks, apresentação musical, mini-fazendinha falando das nossas pesquisas, além de passeio de trem.

Nos dois dias, o Instituto de Zootecnia oferecerá em Nova Odessa uma série de atividades ao ar livre, como visitas ao Sistema AQUAPEC, que integra piscicultura de recirculação e aquaponia à pecuária em sistemas de ILPF, e ao Laboratório Móvel de Análise da Qualidade do Leite.

A biblioteca do local também estará aberta, haverá sorteio de brindes e o público participante vai conhecer as instalações e estruturas do local, além de duas áreas importantes de pesquisa: a Vitrine tecnológica de Aves e Ovos e Setor de Ovinocultura.

O Núcleo Colonial de Nova Odessa e o IZ nasceram no mesmo ano, 1905, pelas mãos da mesma pessoa, o então secretário de Agricultura de São Paulo, Dr Carlos de Arruda Botelho. Ambos completaram 117 anos de história em 2022.

Fonte: Todo Dia

Compartilhar: