abelha

Especialistas, produtores rurais, representantes do poder público e de organizações do terceiro setor reuniram-se no dia 14 de fevereiro, no auditório do Instituto Biológico (IB-APTA), para discutir como aumentar a sustentabilidade da produção de mel a partir de técnicas que prescindem a utilização de agentes químicos.

O evento Mel Orgânico em prol da Saúde e da Sustentabilidade, promovido pela Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA), Associação dos Bolsistas da JICA/SP (Abjica), Korin do Brasil e Instituto Biológico, foi coordenado por Líria Okuda, pesquisadora científica do IB e Eliana Suzuki, ambas ex-bolsistas da JICA. Contou com participação de Luciana Guirelli Ábrego, que explicou o Programa Nacional de Saúde das Abelhas, do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) e de Cezar Ramos Junior, da empresa Bee Própolis, que falou sobre a produção do mel orgânico no Brasil, sua diferença com a produção do mel convencional e benefícios em ofertar para a sociedade um alimento com qualidade nutricional.

Este evento foi classificado com os seguintes Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 20/30 da Organização das Nações Unidas (ONU):

ODS

Algumas informações sobre mel

Nutricionistas ressaltam que o mel é um alimento completo. Rico em nutrientes importantes para o organismo, como vitaminas C, B1, B2 e B3, cálcio e potássio, tem efeitos antimicrobiano, regenerativo e estimulante. Produzido pelas abelhas, a partir do néctar das flores o mel é resultado do substrato que perde grande parte da água, forma um gel e vira uma substância muito doce, com 80% de açúcar, seu sabor característico.

Para se obter um mel orgânico é preciso seguir as normas específicas que o qualificam como um produto isento de contaminações químicas e biológicas indesejáveis.

Para receber o título de produto orgânico, o apicultor deve passar por um processo de certificação. Isso é feito por empresas que enviam inspetores que analisam tecnicamente as condições do apiário e sugerem adequações para a conversão do apiário convencional em orgânico. Essa certificação permite que o apicultor use um selo especial no seu produto, identificando-o como orgânico perante os consumidores. Entre os critérios exigidos, está a proibição de lavouras de manejo convencional num raio mínimo de 3 km do apiário. Para a manutenção do certificado, as inspeções são repetidas frequentemente.

Você pode assistir o evento nesse link:

https://www.youtube.com/watch?v=dlvrrcfhEug

Fonte: Instituto Biológico

Compartilhar: