cientista

Comemorado no dia de hoje, 8 de julho, o Dia Nacional da Ciência foi estabelecido pelo Congresso nacional com a finalidade de incentivar a atividade científica no país e chamar a atenção da sociedade para a sua importância. Diversas atividades estão programadas para acontecer neste dia, como a Marcha Pela Ciência, agendada em várias capitais do país. Em São Paulo, o ato será realizado na Avenida Paulista e a Associação dos Pesquisadores Científicos do Estado de São Paulo (APqC) estará presente para reivindicar demandas da categoria e mais investimentos em pesquisa pública.

O Brasil é um país que conta com cientistas renomados nas áreas da saúde, da agricultura, do meio ambiente, etc. Temos, como nação, dado importantes contribuições ao desenvolvimento da ciência mundial. Porém, governos e empresas ainda investem muito menos do que deveriam em pesquisa. No caso do governo federal, a ausência de investimentos vem somada aos cortes no setor pelo Ministério da Ciência e da Tecnologia.

Além de defender os interesses dos pesquisadores científicos, a APqC tem como missão promover e divulgar a ciência, esclarecendo a população sobre o trabalho desenvolvido por nossos profissionais dentro dos institutos de pesquisa. Então, que tal aproveitar o dia 8 de julho para falar de ciência?

A ciência é um tipo de conhecimento que procura compreender verdades ou leis gerais que fornecem uma explicação para o funcionamento das coisas. Para isso, o cientista realiza observações. A partir delas, faz verificações, classificações ou medições.

Fundamentalmente, o método científico é:

1) Objetivo, ou seja, o que é observado não depende exclusivamente de um determinado observador, mas pode ser verificado por outros;

2) Baseado em testes, isto é, em experiências que permitam comprovar uma lei;

3) Rigoroso, quer dizer, as condições em que as observações e experiências são realizadas têm que ser determinados previamente com muita precisão;

4) Preditivo: ele permite prever ou predizer resultados.

No dia de hoje, uma reportagem do UOL explica que para os cientistas, o termo “modelo” significa a descrição de algo que possa ser usado para fazer predições que possam ser testadas por experimentos ou observação. A ciência, portanto, tem como objetivo descobrir ou produzir modelos úteis, que permitem fazer predições úteis. Mas atenção: é bom lembrar que os cientistas nunca falam em conhecimento absoluto.

“Todo conhecimento pode ser ultrapassado por novas invenções ou descobertas, que permitam observar melhor as coisas. Para entender melhor isso, pense que já existia ciência antes da invenção do microscópio. No entanto, a possibilidade de observar e compreender os micro-organismos transformou a visão que a ciência tinha, por exemplo, de muitas doenças e abriu caminho para se descobrirem as curas. Isso significa que a ciência também tem uma história e que é possível estudar seu desenvolvimento ao longo do tempo.”, esclarece o texto.

Valorize a ciência e o trabalho dos pesquisadores científicos! Nós fazemos parte de sua vida e estamos presentes no seu dia a dia.

Compartilhar: