rose

Nesta quarta-feira, 5 de junho, dia em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente, realizou-se a abertura oficial da Semana do Meio Ambiente – Semeia 2019, no Paço Municipal de Campinas. A pesquisadora aposentada do Instituto Agronômico de Campinas (IAC), Dra. Roseli Torres, foi uma das homenageadas com o Diploma de Mérito Ambiental “Paulo Nogueira Neto”. A cerimônia de entrega contou com a presença do do Vice-prefeito de Campinas, Henrique Magalhães Teixeira, do Secretário do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Rogério Menezes, e do vereador Luiz Carlos Rossini, entre outras autoridades.

Bióloga com mestrado em biologia vegetal e doutorado em ciências pela Unicamp, Roseli Torres participa da Sociedade Protetora da Diversidade das Espécies (PROESP), a mais antiga entidade ambientalista de Campinas e uma das mais antigas do Estado de São Paulo. “Parte do reconhecimento profissional que resultou na indicação deste diploma de mérito se deve à minha participação nesta entidade”, disse a pesquisadora.

Ela teve também relevante participação em projetos de educação ambiental junto à comunidade e no Conselho Municipal do Meio Ambiente. Dentre os seus trabalhos mais importantes estão as propostas de arborização urbana, baseada em pesquisas desenvolvidas ao longo da carreira. “O prêmio é individual, mas um pesquisador nunca ganha sozinho; ele representa um trabalho coletivo que começou antes de mim”, disse Roseli.

A pesquisadora, que também faz parte da diretoria da Associação dos Pesquisadores Científicos do Estado de São Paulo (APqC), fez questão de agradecer ao IAC pela oportunidade de ter se dedicado à pesquisas de impacto ambiental, aos colegas de profissão e às ONGs que, segundo ela, “sempre lutaram ao nosso lado pela construção de um ambiente melhor para todos”.

Além da Dra. Roseli Torres foram homenageados também Dr. Francisco Carlos de Castro Lahóz, Dr. José Roberto Carvalho Albejante, Dra. Dionete Santini, Dr. Edilson Vitorelli de Lima e Maria Ananias Ferreira da Silva (in memorian), líder comunitária falecidade recentemente e que era conhecida na região do bairro Carlos Gomes como “Donana”. A Semeia 2019 terá 172 atividades espalhadas pela cidade até o próximo domingo, dia 9.

Compartilhar: