A Associação dos Pesquisadores Científicos do Estado de São Paulo (APqC) lança hoje (18) o primeiro vídeo de uma série que visa divulgar ao público em geral o trabalho desenvolvido pelos pesquisadores científicos em seus respectivos institutos. O vídeo marca também o lançamento do canal da APqC no Youtube, ampliando o alcance de sua comunicação nas redes sociais.

O primeiro vídeo da série foi produzido entre os meses de janeiro e março de 2019 e gravado integralmente no Centro Experimental Central “Fazenda Santa Elisa”, do Instituto Agronômico de Campinas (IAC). A reportagem apresenta a tecnologia do broto batata-semente, desenvolvida no IAC pelo pesquisador e engenheiro agrônomo Dr. José Alberto Caram de Souza Dias.

A tecnologia do broto batata-semente é simples, mas inovadora: o plantio é feito com o broto da própria batata-semente (que geralmente é descartado na produção convencional). Entre as vantagens da técnica está o fato de que os brotos resultantes do plantio são livres de vírus e, portanto, garante ao produtor tubérculos de alta sanidade. Os produtores que adotaram a tecnologia reduziram em até 40% os custos da produção de batatas (o equivalente à despesa com a compra das batatas-sementes importadas).

Por conta deste trabalho, o pesquisador do IAC recebeu, em 2015, o prêmio Josué de Castro na categoria pesquisa científica, concedido pelo Governo do Estado de São Paulo. O prêmio tem o objetivo identificar e difundir iniciativas voltadas à formulação de soluções concretas para o combate à fome e a promoção da segurança alimentar e nutricional no Brasil e no mundo. Caram é considerado ainda o pioneiro em experimentos que comprovam o potencial de brotos destacados de tubérculos como material de propagação.

O vídeo conta com roteiro e entrevista do jornalista Bruno Ribeiro e imagens e edição do cinegrafista Décio Cesarini Jr., com participação de Leonardo França Amui (imagens da colheita de batatas).

Para ver direto no Youtube, clique aqui.

Compartilhar: