apqc ojima

A Associação dos Pesquisadores Científicos do Estado de São Paulo (APqC) lamenta a morte do engenheiro agrônomo Mário Ojima (primeiro à direita na foto), no último dia 4 de março. Ele era pesquisador aposentado do Instituto Agronômico de Campinas (IAC).

Durante sua vida profissional, junto com sua equipe, Ojima desenvolveu numerosas variedades de fruteiras de clima temperado, pouco exigentes ao frio e adaptadas as condições climáticas paulista. Este trabalho abriu um grande leque de opções aos fruticultores, que puderam investir em novas áreas agrícolas independentes das regiões serranas para produção.

Algumas das variedades desenvolvidas foram o pessegueiro com diferentes cultivares para mesa e indústria; nectarina também com vários cultivares; ameixas algumas com maturação precoce; nespereira; macieira; pereiras e outras fruteiras temperadas. Todo esse material foi criado pelo Dr. Mário Ojima, cuja principal características das cultivares é não exigir frio hibernal para florescer e produzir.

Com seu trabalho sério e competente, o pesquisador alavancou esse setor da agricultura paulista. Hoje, tais pesquisas, em que pese a sua importância para o mercado da fruticultura no estado de São Paulo, encontram-se praticamente paradas devido ao sucateamento das instituições públicas de pesquisa.

Fonte: Ivan José Antunes Ribeiro

Compartilhar: