iac

O Instituto Agronômico (IAC) irá participar da Semana Municipal de Ciência e Tecnologia de Campinas. Com o objetivo de divulgar informações científicas que viabilizam a produção de alimentos e de outras matérias-primas presentes no dia a dia da população mundial, o IAC trará uma série de palestras envolvendo temas que abordam a produção de alimentos e suas relações com a base dos plantios de lavouras: o solo. O que rola entre as plantas em suas interações com micro-organismos invisíveis a olho nu? Como o alimento é biofortificado para disponibilizar mais nutrientes ao consumidor? Qual a relação entre alterações climáticas e o solo? Como os drones, que encantam crianças e adultos, estão incorporados à agricultura? Esses conhecimentos serão transmitidos por pesquisadores do IAC, com linguagem clara e didática, em palestras bem interessantes para públicos diversos. A transmissão será online no YouTube.com/agriculturasp da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo. A audiência poderá interagir com os cientistas para comentar e tirar dúvidas. A série de palestras será nos dias de 6, 7 e 8 de outubro de 2021, sempre às 9h, 10h e 10h30.

Indispensáveis à vida, os alimentos podem carregar ainda mais benefícios à saúde humana quando são enriquecidos por meio da ciência. A biofortificação de alimentos, como ela ocorre e quais os seus benefícios será tema da primeira palestra, em 6 de outubro, às 9h, com os pesquisadores do IAC, Aline Coscione e Douglas Delaqua.

Tem interesse em saber como os drones são usados na agricultura e no monitoramento ambiental? Então acompanhe a apresentação dos pesquisadores Bernardo Cândido, Maria Carolina Hernandez Ribeiro e Caio Simplício Arantes, também no dia 6 de outubro, às 10h.

O tema “Da terra preta ao uso de biocarvão na saúde do solo” será tratado pelos pesquisadores Ruan Carnier e Aline Coscione, em 7 de outubro, às 9h.

Para quem deseja saber se as mudanças climáticas e as alterações no uso do solo alteram a disponibilidade hídrica das bacias hidrográficas, vale ver os pesquisadores do IAC, Letícia Lopes Martins e Jener Fernando Leite de Moraes, no dia 7 de outubro, às 9h.

A relação entre micro-organismos do solo e as plantas e como se dá a colaboração para a produção de alimentos será abordada pelo cientista, Matheus Cipriano, em 8 de outubro, às 9h.

Quem se ligar nessa série de palestras ainda conhecerá como é o trabalho no IAC em laboratório de pesquisa sobre parasitos de raízes, com o pesquisador Carlos Rossi, que irá apresentar um vídeo e promover um bate-papo com o público. Esse encontro virtual será no dia 8 de outubro, às 10h30.

Acompanhe e compartilhe com a família, amigos e escolas que poderão aproveitar esses momentos para conhecerem mais sobre a presença da ciência agronômica no cotidiano. Anote na agenda! Faltam poucos dias!

Fonte: Assessoria de comunicação – IAC
Compartilhar: