1 apqc versoes logo cor 1

Em relação ao assunto “Ocupação do IAC pela Prefeitura de Campinas”, particularmente com a publicação do Correio Popular de hoje (7/5), gostaria de esclarecer e reiterar os seguintes pontos, quase todos levados ao Conselho do IAC nas duas últimas reuniões:

Houve sim a iniciativa da Prefeitura em fazer essa solicitação dirigida ao Secretário de Agricultura e Abastecimento (SAA) por meio de um ofício, que foi enviado à DG para manifestação. A resposta da DG foi no sentido de explicar o uso atual do prédio sede do IAC, destacando que ele não está vazio ou abandonado, como poderia ter sido deduzido, muito embora a própria pandemia possa dar essa impressão.

A transferência de quatro funcionárias administrativas para o atual prédio da SAA em Campinas nunca significou que o IAC estaria se transferindo para essas instalações. Isso é boato.

Por solicitação do Senhor Prefeito de Campinas, participamos de uma reunião na Prefeitura para tratar desse assunto pessoalmente, quando novamente destaquei que o IAC estará aberto a parcerias que possam promover e fortalecer sua missão institucional, que é o desenvolvimento de pesquisa e tecnologia para o agro brasileiro. Destaquei ainda que ao diretor do IAC cabe a missão de fortalecer nossa instituição, procurando ações e parcerias que promovam as atividades de pesquisa, evitando aquelas que sinalizem ao contrário.

Assim, qualquer aparente parceria, mesmo que seja na área agrícola, mas que não se alinhe com a missão de pesquisa do IAC, não conta com apoio dessa atual diretoria geral.

Mais uma vez gostaria de reiterar a importância do envolvimento de todos os servidores do IAC no sentido de atuar para fortalecer nossa missão como instituição de pesquisa, desenvolvimento e inovação para o agro brasileiro. Essa deve ser nossa bandeira para garantir nosso futuro. Todos nós temos uma parcela de contribuição nesse futuro.

Muito obrigado.
Atenciosamente

Marcos A. Machado – Pesquisador Científico e Diretor do Instituto Agronômico de Campinas (IAC)

Compartilhar: