O triste fim do Instituto Geológico

 

Amigos, lembro-me que fui diretor geral do Instituto Geolóigico (IG) no início dos anos 80 do século passado. O IG era uma desprioridade na Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA). Houve tentativa de retirarem sua sede e depois de extigui-lo. A tudo resisti e impedi que acontecesse. Fui destituído da direção e o IG passou por uma intervenção imoral e ilegal.

Acabado o governo de Paulo Maluf, fui eleito diretor geral pelos servidores do instituto, já no governo Franco Montoro. Recuperei o IG, restituindo seu prestígio, dando-lhe nova estrutura, comemorando seu centenário, repovoando-o e obtendo novos recursos financeiros oriundos do antigo imposto único sobre minerais. Houve aumento patrimonial com novos imóveis e reprogramação com atuação eficaz.

Imaginem hoje minha dor com a extinção dessa instituição que, durante 134 anos foi um dos órgãos responsáveis pela transformação da apagada província de São Paulo nesse pujante estado que é hoje. É pena que governantes obtusos acabem destruindo grandes patrimônios históricos.

Estou já indo para o fim de minha vida mas ainda espero ver o IG restituído e voltando a seus tempos áureos, servindo à digna população de meu estado e, por consequência, ao nosso Brasil.

 

Percy Vieira Correa é pesquisador aposentado do Instituto Geológico (IG)