A pesquisadora Dra. Patrícia Bianca Clissa, candidata a vice-presidente da chapa “Trabalho e Ação”, e a atual presidente da APqC, Dra. Cleusa M. Lucon, expõem detalhes da plataforma da chapa, que busca a reeleição a partir da renovação de sua diretoria. Na sequência publicamos a carta de compromissos da Dra. Addolorata Coraliccio, candidata a presidente da APqC para o biênio 2020-2021.

____________________________________________________________________________________________

Caro colega pesquisador,

Meu nome é Addolorata Colariccio. Estou na carreira de pesquisador científico desde 1987, no Instituto Biológico. Um longo caminho que percorri e que se iniciou como estagiária voluntária e bolsista da FAPESP até realizar o concurso para PqC I. Participei das diferentes fases das Instituições Públicas de Pesquisa, algumas vezes em cargos oficiais, como na CPRTI, na qual fui eleita pelos colegas e na qual permaneci por dez anos, e outras em cargos Institucionais. Também sempre participei ativamente das reuniões da APqC e foi na gestão do biênio anterior que aceitei o convite do meu colega e amigo Joaquim Adelino de Azevedo Filho para ser a 2ª vice-presidente. Hoje estou candidata à presidência da APqC pela Chapa “Trabalho e Ação” e considero positiva a possibilidade de disputar a eleição com os colegas que constituíram uma chapa concorrente. Mas quero manifestar minha surpresa, assim como lamentar a atitude de atribuir às gestões anteriores o insucesso na demanda da isonomia salarial para os pesquisadores, bem como nas demandas de recomposição salarial.

Quero deixar claro que a APqC nunca deixou de pleitear a recomposição das perdas salariais, assim como a almejada isonomia salarial junto ao Executivo, Judiciário e Legislativo, sem distinção de partido político. A assessoria da Dra. Helena Goldman tem sido fundamental na condução das ações pleiteando a isonomia salarial para todos os pesquisadores, inclusive no STJ com a ação rescisória. No Legislativo, com o apoio do Deputado Campos Machado, do PTB, da base governista na época, foi formulado o Projeto de Lei nº 4 de 2018, que prevê justamente a isonomia salarial entre os pesquisadores. O PLC4/18 foi aprovado em todas as comissões da ALESP com uma vitória expressiva na CCJ, presidida pela deputada Célia Leão.

Temos participado, ainda, junto com as demais associações de Institutos e Universidades Públicas Estaduais e Federais, da Frente Parlamentar Suprapartidária em defesa das Universidades e dos institutos Públicos de Pesquisa, órgão oficial da ALESP, que têm a representação de deputados pertencentes a diversos partidos políticos.

Pela nossa atuação na frente parlamentar conseguimos fazer alterações importantes no PLC 183/19, convertido na Lei nº 17.107 de autoria do governador sobre a consignação da área onde se localiza o Jardim Botânico, o Zoológico e o Zoo Safari à iniciativa privada, garantindo a manutenção do I. de Botânica na área concedida, bem como a preservação da sua autonomia técnico-científica para desenvolver atividades de Ciência, Tecnologia e Inovação.

A Associação nunca estará ausente das demandas e anseios dos pesquisadores científicos, disso podem ter certeza. Por estas razões me dirijo a você caro colega, para pedir seu voto para a chapa “Trabalho e Ação”. Nosso principal objetivo é dar continuidade ao processo de defesa dos Institutos de Pesquisas e de suas carreiras, lutando pela recomposição salarial e do quadro funcional, garantindo a qualidade do atendimento à população paulista. Vamos sim lutar juntos pela equiparação. “Todos juntos para conseguirmos a equiparação só com muito Trabalho e Ação”

Addolorata Colariccio

Pesquisadora Científica e candidata a Presidente da chapa “Trabalho e Ação”

Compartilhar: