apqc 2022 2

A vice-presidente da Associação dos Pesquisadores Científicos do Estado de São Paulo (APqC), Addolorata Colariccio, acompanhando o presidente da Associação Paulista de Extensão Rural (APAER), Antônio Marchiori, reuniu-se ontem com Itamar Borges, responsável pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA). Foram tratados temas de interesse dos pesquisadores.

A APqC reivindicou a necessidade de abertura de concurso público para solucionar o déficit de funcionários na área de Extensão Rural e de pesquisadores nos Institutos de Pesquisa. A contratação de serviços temporários por parte do Governo do Estado de São Paulo foi questionada pelos representantes das duas associações. “Os institutos estão com uma defasagem de 58% no quadro de pesquisadores e de 80% no pessoal de apoio. As pesquisas só serão feitas, e unidades e áreas só serão mantidas, se houver a recomposição do quadro humano, que há anos está defasado.”, disse Addolorata.

Embora não tenha estipulado prazo e número de vagas a serem preenchidas, o secretário Itamar Borges firmou compromisso com as entidades de chamar os aprovados no último concurso para ocuparem seus postos nas áreas de extensão e apoio até março. Quanto à infraestrutura dos institutos e salários dos pesquisadores, ele anunciou que o orçamento da SAA triplicou, chegando a R$ 2,1 bilhões em 2022, e com isto seria possível “colocar a casa em ordem.”

A APqC apresentou dados detalhados das perdas salariais (em torno de 80%) da categoria. O secretário reconheceu a necessidade de reajustes. “Pelo que entendemos, o governador [João Doria] tinha interesse em dar aumento apenas para os servidores da Saúde, Educação e Segurança.”, comentou a vice-presidente.

Mas, ainda segundo ela, o secretário ponderou com o governador que a Agricultura era a quarta secretaria em número de funcionários e que o agronegócio responde por 1/3 da economia do estado, de modo que garantir o reajuste salarial desta parcela de servidores seria essencial para que o desenvolvimento social e econômico de São Paulo não seja interrompido a curto ou a médio prazo. “Vamos acompanhar de perto os desdobramentos da conversa que tivemos com o secretário, na qual foram firmados alguns compromissos.”, disse Addolorata.

Em nome da APqC, ela agradeceu o presidente da APAER pelo convite e propôs que sejam formados conselhos regionais para a integração entre as demandas dos agricultores, a extensão rural e a pesquisa agropecuária.

Compartilhar: