apqc1A Semana Mundial do Aleitamento Materno (SMAM) é comemorada em vários países anualmente na primeira semana de agosto, por iniciativa da Aliança Mundial pela Amamentação – WABA. O tema de 2020 foi definido a partir da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, um plano de ação global para o desenvolvimento humano com a preservação da natureza e nos convida a uma reflexão sobre a importância de promover o aleitamento materno para termos planeta saudável.

A amamentação é um excelente exemplo das profundas conexões entre a saúde humana e os ecossistemas. O leite materno é um alimento natural e renovável, ambientalmente seguro e ecológico, porque é produzido e entregue ao consumidor com o mínimo de poluição, embalagem ou desperdício.

Neste ano, a SES-SP lançará a SMAM amanhã, dia 31 de julho, às 9 horas. Com o apoio da Coordenadoria de Controle de Doenças e equipe da “Saúde em Rede”, o evento de abertura será transmitido online, com a presença de Sonia Venancio, pediatra, pesquisadora e assistente da diretoria do Instituto de Saúde. “Amamentação é um tema muito caro para o Instituto de Saúde, nós temos uma linha de trabalho já consolidada”, diz ela. “O nosso trabalho é pautado pela produção de evidências, conhecimentos, difusão técnico-científica e promoção de eventos, porque a gente acredita que essa é a melhor forma de contribuir para a formulação e implementação das políticas de aleitamento materno no Brasil”, acrescenta.

O evento conta, ainda, com a presença de Moisés Chencinski, presidente do departamento científico de aleitamento materno da Sociedade Brasileira de Pediatria; Alberto Guimarães, obstetra e fundador da Parto Sem Medo; e representantes do Hospital Maternidade Leonor Mendes de Barros e Hospital Geral de São Mateus na Iniciativa Hospital Amigo da Criança.

Acompanhe a abertura da SMAM 2020 pelo canal da Saúde em Rede no YouTube (clique aqui para assistir), na próxima sexta-feira, 31 de julho.

Fonte: Instituto de Saúde

Compartilhar: