sbpc

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) realiza nesta sexta-feira, 3 de março, o segundo almoço virtual “Mulheres e meninas: poder e ciência na refundação do Brasil” em celebração ao Dia Internacional das Mulheres. A série de debates, que começou nesta quarta-feira, será sempre às 12h30, com transmissão pelo canal da SBPC no YouTube. Este segundo encontro contará com a participação de pesquisadoras da área de Humanidades.

Com abertura do presidente da SBPC, Renato Janine Ribeiro, o evento será coordenado por Miriam Grossi, diretora da entidade.

Participarão dos debates mulheres ministras do governo atual e representantes de sociedades científicas e acadêmicas afiliadas à SBPC. Nesta segunda sessão, falarão a ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, e as pesquisadoras Silmara Dela Silva, professora Associada da Universidade Federal Fluminense (UFF) no Departamento de Ciências da Linguagem e presidente da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Letras e Linguística (Anpoll), Geovana Mendonça Lunardi Mendes, professora titular do quadro permanente da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) e presidente da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped), e Iraneide Soares Silva,  Universidade Estadual do Piauí (Uespi) e presidente da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros (ABPN).

O encontro também contará com a participação das vencedoras e menções honrosa na 4ª edição do Prêmio “Carolina Bori Ciência & Mulher”, promovido pela SBPC. Falarão sobre seus projetos: Alessandra Stefanello, graduanda de Letras na Universidade Federal de Santa Maria, e Denise Barrozo de Paula, graduada de Psicologia na Universidade Municipal de São Caetano do Sul, São Paulo, vencedoras no nível Graduação na área de Humanidades. As menções honrosas na área Laura Gabriella Muniz da Silva, graduanda em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), e Vanessa Nogueira Matos, graduanda em Pedagogia pela Universidade Federal de Jataí (UFJ), Jataí (GO).

O debate terá ainda a participação de Gabrielly Santos Souza, estudante do Centro de Ensino Médio Elefante Branco, e Ana Beatriz Caetano Ribeiro, do Centro Paula Souza – ETEC de Campo Limpo Paulista/Unesp.

Confira abaixo a programação do dia 3 de março:

12h30 – Abertura

Renato Janine Ribeiro (USP/SBPC)

Ministra da Mulheres: Cida Gonçalves

Apresentação artística

Mesa da Área do conhecimento: Humanidades

Coordenadora: Miriam Grossi (UFSC/SBPC)

Meninas na Ciência – Prêmio SBPC “Carolina Bori Ciência & Mulher”
Estudantes de Graduação e Ensino Médio

Alessandra Stefanello (UFSM)
Um outro olhar para a língua: a posse da terra e o direito à propriedade

Denise Barrozo de Paula (USCS)
Representações, sentidos e valores da menina negra na literatura infanto-juvenil: um estudo a partir do livro a cor da ternura de Geni Guimarães

Laura Gabriella Muniz da Silva (UFPE)
Transformando vítimas em protagonistas: a pedagogia de Paulo Freire na educação em direitos humanos

Vanessa Nogueira Matos (UFJ)
A infância em diário de Bitita: o memorialismo poético de Carolina Maria de Jesus

Gabriely Santos Souza (CEM Elefante Branco – DF)
Biodiversidade, ciência e juventude negritude, política e protagonismo juvenil

Ana Beatriz Caetano Ribeiro (ETEC de Campo Limpo Paulista – SP)
A posição brasileira na ONU frente ao desarmamento nuclear (1997-2017)

Sociedades Científicas afiliadas à SBPC – Comentaristas
Silmara Dela Silva (UFF) – Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Linguística (ANPOLL)
Geovana Mendonça Lunardi Mendes (UDESC) – Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED)
Iraneide Soares Silva (UESPI) – Associação Brasileira de Pesquisadores Negros (ABPN)

Transmissão pelo canal da SBPC no YouTube.

Fonte: SBPC

Compartilhar: