dompedro

A revista Pesquisa FAPESP lançou este mês uma edição especial sobre os 200 anos da Independência do Brasil. Na versão impressa, 67 das cem páginas habituais trazem reportagens sobre o tema – embaladas por projeto gráfico também especial.

Os textos abordam, entre outros assuntos, estudos recentes que mostram a participação dos indígenas no processo de independência, o papel das instituições de ciência, os movimentos contrários à emancipação do país e as fontes de inspiração do pintor Pedro Américo para o quadro Independência ou morte!.

Todo o conteúdo pode ser acessado livremente pelo site da revista, que também traz uma página especial com outras reportagens, vídeos e podcasts sobre o bicentenário da Independência.

Há, por exemplo, um vídeo sobre o trajeto percorrido por Dom Pedro I de Santos até o local em que foi proclamada a Independência, explicado por Jorge Pimentel Cintra, engenheiro especializado em cartografia histórica da Escola Politécnica e do Museu Paulista, ambos da Universidade de São Paulo (USP).

Já a mobilização política das mulheres para separar o Brasil de Portugal foi retratada pela historiadora Andrea Slemian, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) em entrevista (disponível em áudio) concedida ao jornalista Fabrício Marques. A participação feminina também é tema de reportagem escrita por Ana Paula Orlandi.

Orlandi também assina uma reportagem sobre o livro Vozes do Brasil: A linguagem política na Independência (1820-1824), que trata dos jornais e panfletos políticos que circularam naquele período nas províncias do Rio de Janeiro, Maranhão, Pernambuco, Bahia e Grão-Pará.

Mais informações em: https://revistapesquisa.fapesp.br/.

Compartilhar: