ipe

Durante a 28ª edição da Agrishow, Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação, o Instituto de Pesca (IP-APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, promoveu uma apresentação sobre o Projeto Pescado para Saúde.

Conduzida pela pesquisadora e pós-doutoranda do Instituto de Pesca e do Instituto de Oceanografia da Universidade de São Paulo (USP), Jéssica Levy, o pitch do Pescado para Saúde apresentou aos visitantes da feira as ações recentes do Projeto que, inicialmente, visa à realização de um levantamento acerca do consumo de pescado no Estado de São Paulo.

O Projeto Pescado para Saúde faz parte da proposta aprovada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), iniciado em outubro de 2022.  Entre seus objetivos, está a promoção do consumo de pescado em São Paulo. O financiamento do projeto é de cinco anos. As etapas vão desde avaliação do padrão nutritivo do pescado mais consumido até o melhoramento das espécies marinhas.

O Projeto engloba universidades brasileiras e estrangeiras, além de entidades privadas.

A apresentação na Agrishow já demonstrou um questionário que foi enviado a pesquisadores da APTA e APTA Regional, para compreender o consumo de pescado nesse grupo. Entre os principais motivos para consumo do pescado, 48% consomem pelo sabor e 41% consomem pelo fato do alto valor nutritivo. Segundo os resultados, o maior desafio do consumo mais frequente de pescado para o grupo amostral é o valor de mercado que o produto chega ao consumidor.

A participação do Pescado para Saúde na Agrishow teve como objetivo acessar as instituições da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, como a Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA) e seus institutos, a Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI), a Coordenadoria de Defesa Agropecuária do Estado de São Paulo (CDA) e APTA Regional, entre outros, para que se consiga criar uma rede de difusão da pesquisa nas diferentes regiões do Estado e uma rede de divulgação do questionário do Pescado para Saúde.

Fonte: Instituto de Pesca

Compartilhar: