A programação científica da 74ª Reunião Anual da SBPC começa nesta segunda-feira com todo o gás. Serão 35 atividades ao longo dia, entre sessões presenciais, no campus Darcy Ribeiro da Universidade de Brasília (UnB), e virtuais (transmitidas pelos canais da SBPC, da UnB e das demais entidades realizadoras). A agenda de discussões terá início às 9h e se estenderá até às 20h.

O dia começa com a abertura da ExpoT&C, às 9h, com presença de autoridades. Logo após a cerimônia, o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Paulo Alvim, fará às 10h uma conferência no Anfiteatro 12 do Instituto Central de Ciências da Universidade de Brasília (ICC/UnB), com apresentação do presidente da SBPC, Renato Janine Ribeiro. A sessão será transmitida online, neste link.

Também às 9h, a agraciada com o Prêmio Carolina Bori Ciência & Mulher de 2022 na categoria Humanas, Nilma Lino Gomes, falará sobre ações afirmativas como vetores da democracia brasileira. Gomes é ex-ministra das Mulheres, da Igualdade Racial, da Juventude e dos Direitos Humanos e professora titular emérita da Faculdade de Educação da UFMG.

Enquanto isso, no Anfiteatro 09 do ICC, Elizabeth del Socorro Ruano-Ibarra discute o papel das mulheres nas independências, das lutas bolivarianas aos levantes brasileiros, com transmissão pelo canal da SBPC no YouTube.

As mulheres também serão tema de debate à tarde, às 14h, na mesa redonda virtual “Mulheres em Destaque na Ciência: as pesquisadoras na linguística aplicada”. As debatedoras serão Nukácia Meyre Silva Araújo (UECE), Inês Signorini (UNICAMP) e Walkyria Maria Monte Mor (USP). Às 16h, a discussão será sobre a violência contra as mulheres nas universidades brasileiras, com Tânia Campos de Almeida (UnB), Vales Zanello (UnB) e Heloísa Buarque de Almeida (USP), no anfiteatro 8 do ICC.

A pandemia de coronavírus e seus impactos terão destaque nesta segunda-feira em três sessões. Às 9h, a pneumologista e pesquisadora Margareth Dalcolmo, da Fiocruz, dará início aos debates sobre o tema na conferência “A visão da ciência no enfrentamento da pandemia e o futuro da saúde no Brasil”, no anfiteatro 10 do ICC, com transmissão online pelo canal da UnB. Outras três mesas redondas abordarão os efeitos da covid-19: no ensino superior (às 13h), nas doenças tropicais negligenciadas (às 14h) e nas vivências de crianças e jovens (às 16h).

Com um cenário dramático marcado por cortes orçamentários e ameaças à liberdade de pesquisa, a Política de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) será assunto central da semana da Reunião Anual. Nesta segunda-feira, o presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Evaldo Vilela, a presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Cláudia Queda de Toledo, o presidente da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Marcelo Bortolini, e os presidentes da Academia Brasileira de Ciências (ABC), Helena Nader, e da SBPC, Renato Janine Ribeiro, se reunião para discutir o panorama da CT&I e dos pesquisadores do País. A mesa redonda será às 13h, no anfiteatro 12 do ICC, com transmissão pelos canais da UnB e da SBPC no YouTube.

Os caminhos da inovação no Brasil serão debatidos em um painel virtual com a presença da diretora da SBPC, Francilene Procópio Ferreira; o diretor-presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial, Jorge Guimarães; os professores Cláudia Sousa Leitão (UFC) e Fernando Galembeck (Unicamp); e o superintendente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Distrito Federal (Sebrae-DF), Valdir Oliveira. A sessão será às 16h, com no canal da SBPC no YouTube.

Outro destaque do dia é o lançamento do livro A SBPC e a Constituição Brasileira, que acontecerá, às 18h30, no Anfiteatro 12 do ICC. Organizado por Ildeu de Castro Moreira, Bruno de Andréa Roma e Áurea Gil, a obra reúne depoimentos que narraram o papel da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) na mobilização popular para a construção da Constituição Federal de 1988. Após a realização da 74ª Reunião Anual da SBPC, a obra estará disponível gratuitamente no site da entidade.

Confira a programação completa no site oficial do evento: https://ra.sbpcnet.org.br/74RA/.

Fonte: Jornal da Ciência

Compartilhar: