Diante das reiteradas declarações do governo do estado de São Paulo, que manifesta a intenção de fechar a Superintendência de Controle de Endemias (SUCEN), pesquisadores e demais servidores deste órgão público se organizaram para protestar contra esta decisão e elaboraram um abaixo-assinado que conta com o apoio da Associação dos Pesquisadores Científicos do Estado de São Paulo (APqC). Leia a íntegra do documento e assine clicando no link que está disponível no rodapé do texto.

Governador do Estado de São Paulo: Defenda a SUCEN, o controle e a pesquisa sobre as endemias

A Superintendência de Controle de Endemias, conhecida como SUCEN, é uma organização pública paulista responsável por incontestáveis avanços no controle das endemias, como a Doença de Chagas, a esquistossomose, a malária, além de outras doenças transmitidas por vetores, como a dengue.

No próximo ano, essa instituição completará 50 anos marcados por sucessos decorrentes do esforço, trabalho, estudos e pesquisas que contribuíram para a redução dos riscos da aquisição e dos impactos negativos dos agentes infecciosos causadores das endemias, evitando os riscos da aquisição e a perda da capacidade produtiva das pessoas, bem como os prejuízos econômicos resultantes da necessidade do atendimento permanente dos casos humanos, que em certas circunstâncias desenvolvem formas crônicas incapacitantes.

Recentemente o governo apontou para a extinção da SUCEN sob o pressuposto que a organização apresenta uma baixa relação custo/benefício, desconsiderando que as ações, estudos e pesquisas da melhoram a resolutividade do controle e vigilância epidemiológica, com resultados que melhoram as operações dos municípios para a redução dos riscos das infecções pelos agentes infecciosos presentes em território paulista. Assim, os pesquisadores e demais servidores da SUCEN contam com o apoio contra essa inciativa governamental.

Para assinar o manifesto clique aqui.

Compartilhar: