maria_c

O Dia Internacional da Mulher foi comemorado no domingo, porém, sempre é tempo de se inspirar na trajetória de nossas colegas. Por isso, continuaremos a compartilhar durante toda esta semana a campanha “Mulheres que Inspiram”.

Nossa personagem de hoje é Cristina Maria Pacheco Barbosa, pesquisadora do Instituto de Zootecnia (IZ-APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. Filha de produtores rurais, Cristina decidiu cursar zootecnia na Universidade para ajudar na propriedade da família. Mal sabia que seus conhecimentos ajudariam todo o setor produtivo.

Cristina Maria Pacheco Barbosa é zootecnista e pesquisadora do Instituto de Zootecnia (IZ-APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. O interesse pelos animais de criação é coisa de família e foi o que a inspirou na escolha da profissão. “Venho de família de produtores rurais, meu pai era produtor de leite e sempre convivi nesse meio. Na escolha da faculdade, quis fazer alguma coisa que pudesse ajudar na propriedade. Escolhi a zootecnia pensando nisso”, conta.

O mundo da produção animal se mostrou ainda mais incrível para Cristina quando ele se aliou à pesquisa científica, durante a Iniciação Cientifica realizada na graduação. Essa vontade ganhou mais força quando, então estudante de pós-graduação, conheceu o IZ. “Meu primeiro contato com o IZ ocorreu durante o mestrado, pois meu experimento foi realizado no Instituto. Nesse período tive certeza que queria trabalhar aqui”, relembra. Logo após concluir o doutorado, a zootecnista ingressava como pesquisadora da Instituição.

Quanto ao papel da mulher na pesquisa, Cristina diz que  as mulheres estão chegando e conquistando seus espaços. “Vemos hoje, cada vez mais, grandes mulheres em destaque em diversas áreas do agro”, diz.

mariac

Compartilhar: