iz

Pesquisa com método de restrição de luz para aves realizada no Instituto de Zootecnia (IZ-APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, recebe o prêmio de melhor trabalho na categoria manejo do 20ºCongresso de Produção e Comercialização de Ovos da Associação Paulista de Avicultura, ocorrido de 14 a 16 de março, no Centro de Convenções de Ribeirão Preto (SP).

O trabalho, intitulado “Restrição de luz sem jejum mantém a qualidade de ovos de poedeiras pesadas no segundo ciclo produtivo”, propõe alternativa ao método convencional de muda forçada, procedimento que tem como finalidade induzir um novo ciclo de produção em aves que apresentam redução da produtividade. Embora possam ser aplicados diferentes métodos: farmacológico, de manejo (ou do jejum) ou nutricionais, o método baseado em jejum é o mais utilizado. Entretanto, por prejudicar o bem-estar animal e também estar relacionado a problemas com salmonelas, a prática é muito questionada.

De acordo com o autor do trabalho, Hiago Poli, que é estudante de mestrado do Programa de Pós-gradução em Produção Animal Sustentável do IZ, os resultados da pesquisa sugerem que é possível fazer muda forçada sem aplicação do jejum, garantindo assim o bem-estar dos animais. “Comparamos a produtividade e qualidade dos ovos de aves que receberam ração, alimentos alternativos ou que ficaram em jejum e não houve diferença entre os grupos”, relata.

Hiago ressalta que são necessárias mais pesquisas sobre o método, além da avaliação econômica. “Fazer muda forçada é mais vantajoso para o produtor do que repor as aves com baixa produtividade”, comenta.

Para o pós-graduando a premiação é resultado de um grande e árduo trabalho em equipe. “Muitas pessoas pensando e trabalhando juntas na realização desta pesquisa”, afirma Hiago. A pesquisa contou com a participação dos pesquisadores do CPD Genética e Biotecnologia do IZ, Anibal Eugênio Vercesi Filho, José Evandro de Moraes, Rodrigo Giglioti e Carla Cachoni Pizzolante; do professor da Esalq-USP Gerson Barreto Mourão e do médico veterinário Gustavo Amorim de Campos.

José Evandro de Moraes e Carla Cachoni Pizzolante também participaram do evento e apresentaram outros 2 trabalhos na área de nutrição.

Fonte: Instituto de Zootecnia

Compartilhar: