habib

Faleceu ontem (26), o professor Mohamed Ezz El Din Mostafa Habib, professor titular do Instituto de Biologia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), onde desde 2005 era também pró-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários.

Nascido no Egito, formou-se Engenheiro Agrônomo pela Universidade de Alexandria e chegou ao Brasil como imigrante, em 1972. Começou sua nova vida profissional como professor da Unicamp, onde obteve o título de Doutor em 1976, dez anos antes de se tornar professor titular da instituição, em 1986.

Publicou mais de 200 trabalhos científicos, divulgados através de periódicos nacionais e internacionais. Colaborou em livros e apostilas didáticas em sua área de especialização (Entomologia, Ecologia Aplicada, Controle Biológico e Microbiano). Orientou mais de 40 teses de mestrado e de doutorado e atuou também como palestrante e conferencista em várias universidades, dentro e fora do Brasil.

Em 1998 foi homenageado pelo Presidente da República, Fernando Henrique Cardoso, com a Medalha “Direitos Humanos, o Novo Nome da Liberdade”. Recebeu ainda o Título de “Cidadão Campineiro”, concedido pela Câmara Municipal de Campinas (SP), em 1999. No ano 2000, seu nome foi incluído na lista das personalidades Brasil 500 anos, títuilo honorífico concedido pelo Centro Empresarial Cultural do Estado de São Paulo.

Habib foi ativista político e cultural e defensor das questões árabes no Brasil, especialmente da causa palestina, por meio de projetos, artigos e seminários, seja por meio de seu trabalho na universidade ou do Instituto de Cultura Árabe, que presidiu durante anos. Ele tinha 80 anos e morreu vítima de câncer. O seu enterro será realizado hoje (27), às 15h, no Cemitério Parque das Acácias, em Campinas.

A Associação dos Pesquisadores Científicos do Estado de São Paulo (APqC) lamenta a perda do professor e ativista que tanto contribuiu para o pensamento científico e os direitos humanos em nosso país.

Compartilhar: