museuNo dia 30 de setembro de 2019 aconteceu o encerramento da Festa das Árvores com a comemoração do aniversário de 88 anos do Museu Florestal “Octávio Vecchi”.

Para celebrar este importante momento, foi realizada uma roda de conversa, no modelo das que têm sido realizada no espaço nos últimos dois anos. O objetivo é formar e fortalecer uma rede de amigos do Museu Florestal e chamar a comunidade do entorno para discutir o espaço. O convidado desta edição foi o historiador Dalmo Dippold Vilar, que trabalhou no Instituto Florestal (IF) entre as décadas e 1980 e 1990 e conduziu a atividade contando sobre suas pesquisas acerca do espaço.

Dalmo conta que o Museu deveria ter sido inaugurado no terceiro sábado do mês de setembro de 1931, portanto no dia 26. Entretanto, choveu bastante na ocasião e a abertura oficial ocorreu no dia 30, uma quarta-feira.

A roda de conversa teve a ilustre presença de Carlos Vecchi Dränger, neto de Octávio Vecchi. Carlos estreitou suas relações com a equipe do Museu ao final do ano passado, quando doou acervo de diapositivos seu avô para o Instituto Florestal. A partir de então têm sido um parceiro generoso e engajado, tendo inclusive elaborado um novo logotipo para o Museu. Aprovada nas instâncias superiores, sua arte enfeitou inclusive o bolo de aniversário preparado para a comemoração realizada após o evento. Natália Almeida, responsável pela gestão do Museu, soprou as velinhas junto com Carlos.

O diretor geral do IF, Luis Alberto Bucci, ressaltou o privilégio da instituição pela qualidade tanto de seus servidores, quanto de seus colaboradores.  A comemoração do aniversário , assim como a Festa das Árvores, foram resultado do trabalho em conjunto entre a equipe do Museu Florestal, Movimento Conservatio e Coordenadoria de Parques e Parcerias da Secretaria de Infraestrutura de Meio Ambiente, e muitos outros parceiros.

Fonte: Assessoria do Instituto Florestal

Compartilhar: