palestrantes

No próximo sábado (7), a agência NuminaLabs promove, no Instituto Pavão Cultural, em Campinas (SP), edição inédita do MulherADA Tec – evento cujo nome homenageia Ada Lovelace, pioneira da computação, e que combina ciência, tecnologia, arte e culinária. A atração principal da atividade, que acontece das 17h às 22h, é uma série de palestras ministrada por seis mulheres pesquisadoras que se tornaram referências em suas áreas de atuação. A proposta é levar conhecimento científico para fora do ambiente acadêmico.

Nas palestras serão abordados temas como computadores, cultura hacker, machine learning, arqueologia e outros. Em paralelo às palestras estará acontecendo uma exposição de arte e nos intervalos haverá música com a DJ Pagu. Um food truck estará estacionado na porta para servir lanches e refeições. E o espaço Pavão Cultural continuará funcionando normalmente com seu serviço de bar.

As convidadas serão Camila Laranjeiras, da Bahia, mestre em Ciência da Computação que fala de tecnologia no canal Peixe Babel no YouTube; Virgínia Fernandes, de Minas Gerais, professora universitária e doutora em Ciência da Computação, também do Peixe Babel; Márcia Jamille, de Sergipe, mestre em Arqueologia, do blog Arqueologia Egípcia, agora também no YouTube; Rita WU, de São Paulo, arquiteta, designer e pesquisadora que em seus trabalhos explora a relação entre corpo, espaço e tecnologia; Ana Carolina da Hora, do Rio de Janeiro, estudante de Ciência da Computação, influenciadora e voluntária em Iniciativas que incentivam a inserção de meninas e mulheres na tecnologia; e Sandra Ávila, doutora em Ciência da Computação e professora da Unicamp que participa do desenvolvimento de um software capaz de agilizar diagnósticos de melanoma (câncer de pele).

As falas das convidadas terão duração média de 15 minutos. A cada duas falas haverá interação com o público e um intervalo. “Reuniremos pela primeira vez essas mulheres para falar ao público de Campinas. Para nós, é bem mais representativo do significado do Dia da Mulher a demonstração do trabalho de profissionais que estão fazendo história, produzindo e impactando a sociedade, do que suas trajetórias pessoais como mulheres rompendo barreiras em um mundo predominantemente masculino”, diz Isabela Schirato, sócia da NuminaLabs.

Os ingressos custarão R$ 30 e incluem uma breve apresentação da exposição “Proximidades Desiguais”, mostra coletiva de 15 mulheres artistas que será inaugurada um dia antes, no dia 6 de março, véspera do Dia Internacional da Mulher. O evento segue o mesmo formato do projeto Chopp comCiência, espécie de “sarau científico” que já realizou 74 encontros em bares da cidade, também realizado pela NuminaLabs.
Os lugares para o MulherADA Tec, que também é patrocinado pelo Instituto Serrapilheira, são limitados. Inscrições podem ser feitas com até uma hora de antecedência ao evento (link no fim desta matéria).

Os temas do MulherADA Tec

“Pensamento Computacional como estratégia da cidadania digital” (Ana Carolina da Hora): Como o pensamento computacional pode ajudar a formar pessoas capazes de não só identificar as informações, mas, principalmente, produzir soluções para os desafios que temos em sociedade, alinhadas à reflexão sobre o cotidiano.

“O que competições podem te ensinar?” (Camila Laranjeiras e Virgínia Fernandes, do canal Peixe Babel): A área da tecnologia está em constante mudança. Novas tecnologias surgem a cada minuto e fica até difícil de acompanhar. O que pode ajudar é um ambiente ao mesmo tempo colaborativo e competitivo, permitindo que uma grande comunidade aprenda em conjunto, incentivando-se e se divertindo no processo. Olimpíadas de informática, competições de robótica e até trabalhos em sala de aula podem ser o incentivo perfeito para aprender algo novo!

“Inteligências tecnológicas: abordagens criativas para um futuro menos distópico” (Rita WU): Máquinas inteligentes estão entre as mais incríveis invenções dos seres humanos e nos mostram o potencial que temos na resolução de problemas, principalmente daqueles criados por nós mesmos. Como tudo, essas maravilhas também podem ser usadas para aumentar as desigualdades de todos os tipos, ainda mais quando intangíveis, como os dados, e passam a ser o ouro da contemporaneidade. Como podemos fazer com que essas novas inteligências sintéticas nos ajudem a sonhar futuros alternativos antes que se tornem o grande pesadelo da humanidade?

“A Arqueologia da Tecnologia” (Márcia Jamile, do blog e canal Arqueologia Egípcia): A tecnologia sempre existiu e podemos enxergá-la nas marcas de cinzel deixadas pelos construtores da Grande Pirâmide do Egito e até em uma pequena ponta de flecha advinda da Pré-História brasileira. É difícil desvinculá-la da história da humanidade e agora, mais do que nunca, ela tem nos proporcionado avanços surpreendentes. Tais avanços têm nos auxiliado em diversas tarefas diárias, inclusive no entendimento do nosso passado mais remoto.

“Inteligência artificial tornando a medicina mais humana” (Sandra Ávila): Para muitos, o termo IA evoca imagens de um futuro distópico em que os robôs se infiltram na sociedade e substituem nossos empregos — uma percepção gerada de histórias fabulosas. Mas mais do que empregos, a IA vai mudar a sociedade e as relações humanas. A assistência médica será transformada através de uma melhor análise dos nossos dados com o uso da IA. Consequentemente, isso pode contribuir para uma medicina cada vez mais proativa, personalizada, e até mais humana.

SERVIÇO
MulherADA Tec
Data: 7 de março
Horário: das 17h às 22h
Local: Instituto Pavão Cultural (Rua Maria Tereza Dias da Silva, 708, Cidade Universitária, Barão Geraldo, Campinas)
Ingresso: R$ 30 / Faça sua inscrição clicando aqui –> (site oficial do evento)

Compartilhar: