A tuberculose (TB) é um importante problema de Saúde Pública. Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) estimam em 10,6 milhões de pessoas afetadas em 2021 e 1,6 milhões de mortes vítimas da doença.

A resistência aos medicamentos para o tratamento da tuberculose tornou-se uma situação de grande preocupação a nível global. No contexto nacional, São Paulo é responsável por 13% das notificações de tuberculose multidroga resistente. Dessa forma, é fundamental que medidas eficazes sejam reforçadas para combater essa ameaça grave à saúde pública e proteger a população contra a tuberculose e suas formas resistentes.

Fundado em 1913, o Instituto Clemente Ferreira (ICF) é pioneiro no combate à tuberculose. É reconhecido como relevante Centro de Referência Terciária para Tuberculose e outras Microbacterioses no Estado de São Paulo. A instituição atua como ambulatório de nível terciário, recebendo mais de 80% dos casos referenciados de Tuberculose Resistente no município de São Paulo e Região Metropolitana. O ICF tem ainda sob seus cuidados pacientes portadores doenças pulmonares crônicas de interesse sanitário com indicação de seguimento especializado. É um importante centro de ensino e pesquisa no contexto da Saúde Pública.

Outrora contando com profissionais médicos especialistas em número considerável e suficiente para garantia de atendimento dentro do escopo proposto, nos últimos anos tem sido submetido a sucessivas crises, culminando na atual situação de redução crítica do seu corpo clínico.

A equipe médica era composta por pneumologistas e infectologistas com experiência em tuberculose resistente, garantindo um atendimento de qualidade para pacientes que necessitam de cuidados especializados. No entanto, estamos enfrentando uma crise sem precedentes devido à redução no número de médicos, o que tem causado uma limitação no escopo de atuação e queda progressiva dos atendimentos nos últimos anos. O acesso a recursos para diagnósticos complexos, internação clínica, procedimentos cirúrgicos, fomento à pesquisa e outros meios de suporte necessários para manutenção da excelência das atividades também se mostram limitados.  Essa situação tem impossibilitado o adequado tratamento de pacientes que exigem atenção especializada.

Sendo assim, torna-se importante e extremamente urgente uma ação por parte da gestão pública estadual, no sentido de suprir a atual carência de profissionais médicos capacitados, de forma que a Instituição possa manter o seu papel de protagonismo e excelência no atendimento em área especifica da saúde pública. Sem essa ação, há risco em curto prazo, de comprometimento do atendimento à população da cidade de São Paulo e Região Metropolitana.

Pedimos, por meio deste comunicado, apoio da população e das organizações civis e entidades científicas ao Instituto Clemente Ferreira. São 110 anos de luta por uma saúde pública de qualidade, porém estamos enfrentando uma ameaça insustentável devido à falta de equipe médica assistencial e à precarização da rede de apoio.

O documento foi elaborado pelos seguintes profissionais: Dra Denise do Socorro da Silva Rodrigues, CRM 92.018; Dra Daniela Gagliardi Nesi Miranda, CRM 83.72; Dra Jequélie Cassia Gomes Duarte, CRM 159.064; Dra Hildete Duarte, CRM 54.556; Dra Irmi Sgarbi Ogata , CRM 50.477; Dr Willy Schell, CRM 69.729

Compartilhar: