Scientist Working in The Laboratory

Amanhã, 12 de maio, celebramos o Dia das Mães. Para comemorar esta data tão importante, a Associação dos Pesquisadores Científicos do Estado de São Paulo (APQC) selecionou uma série de textos que mostram a relação entre as mães e a ciência. Como é a vida das mulheres que são mães e cientistas ao mesmo tempo? Quais demandas fazem parte de sua luta por melhores condições de trabalho? O que os estudos científicos descobriram sobre as mães até hoje? Para acessar o conteúdo dos textos selecionados basta clicar no título das matérias abaixo. Boa leitura!

“Cientista não tem hora de trabalho. Se você está no meio de um processo, você não pode simplesmente abandonar tudo e recomeçar do zero. Mas o que fazer quando existe uma criança que depende de você?” (Mães e cientistas: como a maternidade é vista na pós-graduação no Brasil).

“Aceitar a maternidade sem julgamentos e estimular a pesquisadora mãe, um combo que requer mais investimentos por parte da sociedade” (Ser mãe e cientista: o que está por trás disso?).

“O Brasil é um dos países que conta com a maior quantidade de artigos científicos publicados por mulheres. Apesar disso, ainda não existem políticas específicas de auxílio em períodos como a maternidade, o que faz com que a produtividade acadêmica das pesquisadoras diminua” (Faltam políticas de auxílio a mães cientistas no Brasil).

“Pesquisa realizada com mais de 1.100 cientistas no país mostra que queda na produtividade e no acesso a financiamentos de pesquisa é comum para mulheres após se tornarem mães; quais seriam as alternativas rumo a uma ciência mais equânime entre homens e mulheres?” (Sem considerar maternidade, ciência brasileira ainda penaliza mulheres).

“Se a participação feminina já é numericamente igual ou maior na graduação e pós, porque o mesmo não se repete nos cargos de liderança?” (Machismo e seu impacto na carreira de mulheres cientistas).

“Atividades contribuem para o debate sobre disparidade de gênero na academia e mudam percepção pública sobre o papel feminino na pesquisa” (Crescem iniciativas que dão visibilidade a mulheres cientistas).

“Ser mãe vai muito além de gerar e criar filhos. A ciência sabe disso e explica algumas curiosidades sobre a maternidade que você, talvez, não saiba” (11 coisas fascinantes que a ciência sabe sobre as mães).

 

 

 

 

 

 

Compartilhar: