Instituto Pasteur

O Instituto Pasteur comemora hoje 119 anos de existência. Para celebrar a data, a instituição realizará a abertura oficial da “Mostra Permanente do Patrimônio Histórico”, cuja exposição se concentra no saguão do prédio histórico, situado na Avenida Paulista, 393. O evento, que começa às 11h, marca o início das atividades comemorativas aos 120 anos de fundação de instituto, que serão completados no ano que vem. Logo após a abertura da mostra será oferecido aos pesquisadores e demais funcionários, ativos e aposentados, um lanche de confraternização no pátio de estacionamento da Rua Maria Figueiredo.

Histórico

O Instituto Pasteur de São Paulo foi fundado em 1903 como uma instituição privada de caráter científico e humanitário. Passou para o Governo do Estado de São Paulo em 1916 e seu segundo diretor-presidente, Antonio Carini, foi o responsável pela projeção nacional que o instituto teve na primeira metade do século passado.

A linha de pesquisa sempre foi a de colaborar com a saúde pública da cidade e do Estado. Dentro desse universo, as pesquisas sobre a raiva foram as que receberam maior atenção desde o início. A doença, depois de 119 anos, ainda mata pessoas no Brasil, apesar de a incidência ser bastante reduzida e estar controlada no país – em grande parte, graças ao trabalho realizado pelos cientistas do Instituto Pasteur.

O Instituto Pasteur realiza várias atividades científicas de interesse social. Além do diagnóstico virológico, os pesquisadores realizam a sorologia para avaliação de anticorpos anti-rábicos e oferece atendimento ambulatorial.

Atualmente, o Instituto é credenciado pelo Ministério da Saúde, participa da Rede de Laboratórios com a Organização Panamericana de Saúde e realiza anualmente a dosagem de anticorpos anti-rábicos em cerca de 24 mil amostras de soro humano para quase todo o país, e a cada ano são vacinados cerca de 6,5 milhões de cães e gatos. Desse modo, são processadas mais de 1,8 mil amostras de soro animal (de cães e gatos) no laboratório do IP, assim emitindo laudos de Sorologia e avaliando os anticorpos anti-rábicos.

Fonte: Assessoria de imprensa, com informações da Revista Fapesp

Compartilhar: