BAG Vladimir Moreira 13

O abastecimento de alimentos tanto para população humana quanto para os animais é uma das grandes preocupações para a sustentabilidade do planeta. Com o impacto das mudanças climáticas, a produtividade das plantas poderia ser afetada prejudicando o sistema produtivo. Estudar e guardar o material genético das plantas pode ser a solução para problemas que poderão ocorrer no futuro.

Pouca gente sabe, mas o Instituto de Zootecnia (IZ) mantém um Banco Ativo de Germoplasma (BAG) no Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Pastagem e Alimentação Animal, onde se estuda e preserva grande diversidade de espécies forrageiras tropicais. O BAG conta com 2.000 genótipos de plantas forrageiras armazenados em sementes e um herbário com 1.830 espécies. Nele estão reunidas diversas variedades de gramíneas e leguminosas, com o objetivo de preservar os recursos genéticos e fornecer material biológico para o desenvolvimento de pesquisas na área de zootecnia.

As gramíneas e leguminosas são plantas diferentes entre si, porém, ambas correspondem a famílias de espécies que formam o grupo das forrageiras – fonte de alimento de grande importância para o desenvolvimento e reprodução de animais ruminantes, como bovinos, bubalinos, ovinos e caprinos.

Essa coleção, mantida pelo IZ desde a década de 70, por meio de intercâmbios com entidades do Brasil e do exterior, é armazenado em formas de sementes e mudas.

A coleção é fundamental para garantir uma forragem de qualidade, livres de agroquímicos, que podem prejudicar a pecuária paulista. “Com as recentes discussões sobre sustentabilidade dos sistemas de produção de carne e leite, desenvolvemos estudos para introduzir as plantas leguminosas nas pastagens consorciadas com gramíneas forrageiras para melhorar a qualidade do pasto e reduzir o uso de fertilizantes químicos nitrogenados. Essas ações podem diminuir a emissão de efeitos estufa”, disse o pesquisador Waldssimiler Teixeira do Mattos.

Segundo o especialista, o banco de Germoplasma contribui para a produção animal sustentável em sistemas integrados do Programa de Produção Animal em Sistemas de Integração (Propasi), criado para desenvolver uma pecuária intensiva, com sustentabilidade ambiental e respeito ao bem-estar animal.

Fonte: Rural Pecuária / IZ

Compartilhar: