IP

O Instituto de Pesca (IP), vinculado à Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, foi um dentre os quinze órgãos contemplados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de SP (Fapesp) no edital destinado à criação de Centros de Ciência para o Desenvolvimento (CCD), em 2021.

De acordo com a Fapesp, os CCDs visam “estimular e facilitar a interação e a colaboração entre pesquisadores e lideranças de setores como institutos de pesquisa com missão dirigida, universidades ou instituições de ensino Superior, empresas e/ou organizações não governamentais, e órgãos governamentais”, a fim de criarem soluções para problemas que visem resultados que gerem impactos sociais e econômicos, e subsidiem políticas públicas. No caso do CCD do IP, os benefícios são voltados aos desafios do setor produtivo da cadeia do pescado.

A preservação, a sanidade e o melhoramento genético de espécies aquícolas são os temas que atenderam à chamada do edital e contemplaram o IP com a criação do CCD Soluções para Combate às Doenças Emergentes na Piscicultura: Diagnósticos, Vacinas e Seleção Genética, coordenado pela pesquisadora científica Maria José Tavares Ranzani de Paiva.

As atividades desse CCD estão sendo realizadas em três frentes de pesquisa no Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Aquicultura, na Capital, e no Centro Avançado de Pesquisa e Desenvolvimento do Pescado Continental, em São José do Rio Preto, ambos do IP. Entre elas, estão os estudos que visam contribuir para a produção de tilápia do Estado, mitigando a mortandade da espécie por meio da criação de kits de diagnóstico, vacinas de DNA e melhoramento genético que visam combater doenças da piscicultura, as quais geram grandes perdas econômicas a quem se dedica a este tipo de cultivo.

São parceiros do projeto o Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital), também ligado à Apta, a Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (FZEA) da Universidade de São Paulo (USP) e o Centro de Aquicultura da Universidade Estadual de São Paulo (Unesp).

Para Leonardo Tachibana, pesquisador do IP e um dos coordenadores do CCD, “a criação deste Centro é a oportunidade de podermos cumprir nossa missão de fazer pesquisa científica e tecnológica, unindo várias instituições públicas e privadas para resoluções de problemas da piscicultura brasileira e, sobretudo, visando à sustentabilidade, à segurança alimentar do consumidor e à economia dos produtores da sociedade paulista”.

Fonte: IP

Leia também: Instituto de Pesca de Rio Preto investe mais de R$ 6 milhões em pesquisas

Compartilhar: