Da Revista Veja

Nesta quarta-feira, 29 de julho, o governador de São Paulo, João Dória, afirmou em coletiva estar buscando parceiros em todo o continente para conseguir aumentar a capacidade de produção da vacina Coronavac, que, no momento, está sendo testada pelo Instituto Butantan. Caso a vacina funcione, o Butantan possui capacidade de produzir até 60 milhões de doses. O desejo é dobrar esse número, mas, para isso, é necessário um aporte de cerca de R$ 130 milhões.

Ainda em São Paulo, a prefeitura afirmou estar estudando a liberação de mesas de bares em calçadas já em agosto. A notícia vem no dia em que o diretor regional da OMS na Europa, Hans Kluge, afirmou que os jovens provavelmente são os responsáveis por novos picos na região. Em entrevista à BBC, Kluge falou que os relatórios estão mostrando que as infecções nessa faixa etária vem crescendo e que isso deve estar ligado ao fato de que os mais novos estão saindo às ruas para aproveitar o verão europeu.

Para Margaret Harris, porta-voz da OMS, não faz mais sentido falar em “segunda onda”. Na coletiva de hoje, ela afirmou que estamos em uma única grande onda e que, para ela, falar dessa forma leva as pessoas a acreditarem que o vírus se comporta de um jeito que está fora do controle do Ser Humano, quando, na verdade, há uma série de medidas que podem ser tomadas para evitar a propagação.

Nas últimas 24 horas, o Brasil teve 69.074 novos casos confirmados do coronavírus e 1.595 mortes causadas pela doença. O novo recorde diário, porém, pode ser explicado pelo fato de que na última terça o governo de São Paulo atrasou a divulgação dos dados do Estado e divulgou hoje dados referentes a dois dias, que somaram 713 óbitos e 23.543 novos casos. O país acumula agora 2.553.265 casos, 90.134 mortes e 1.787.419 recuperados.

Compartilhar: