butatcu

O Instituto Butantan foi condecorado na 19ª edição do Grande-Colar do Mérito do Tribunal de Contas da União (TCU), em cerimônia ocorrida em 14 de fevereiro, na sede do tribunal em Brasília (DF), pela importância de sua atuação no enfrentamento à pandemia de Covid-19. A cerimônia referente ao ano de 2021, adiada devido à pandemia, homenageou oito personalidades e instituições, escolhidas por seus méritos extraordinários ou pela contribuição ao controle externo.

O diretor técnico do Butantan, Esper Georges Kallás, recebeu a honraria das mãos do presidente do Tribunal de Contas da União, ministro Bruno Dantas.

“Foi uma honra para nós do Butantan receber o Grande-Colar do Mérito do TCU, um reconhecimento do árduo trabalho dos profissionais da instituição para ajudar a população brasileira a combater o SARS-CoV-2, em um período extremo da pandemia”, disse Esper.

Criado em 2003, o Grande-Colar do Mérito do Tribunal de Contas da União condecora personalidades nacionais ou estrangeiras que, por seus méritos ou por contribuição ao controle externo, tenham-se tornado merecedoras da distinção.

Butantan na pandemia

Criado há 122 anos, o Instituto Butantan é um dos 10 maiores produtores mundiais de vacinas e o maior da América Latina, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Entre 2021 e 2022, o Butantan forneceu ao Ministério da Saúde 112 milhões de doses da vacina CoronaVac, imunizante contra a Covid-19 do Butantan e da farmacêutica chinesa Sinovac, que iniciou o combate efetivo à pandemia no Brasil.

Anualmente, o instituto fornece 80 milhões de doses de vacina contra a influenza ao governo federal, o equivalente a 100% de todos os imunizantes contra a doença fornecidos à população brasileira pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O Instituto também disponibiliza à saúde pública imunizantes contra hepatite A, hepatite B, DTaP e responde por 90% de todos os soros distribuídos no Brasil.

Fonte: I. Butantan

Compartilhar: