insetos

Com aproximadamente 1 milhão de espécies conhecidas em todo o mundo, os insetos compõem a maior classe do reino animal e cumprem um papel decisivo para o equilíbrio dos ecossistemas. Para quem deseja imergir nesse universo cheio de curiosidades, o Planeta Inseto – exposição permanente do Museu do Instituto Biológico – é uma excelente oportunidade.

O Planeta Inseto conta com conteúdo textual mais amplo, que contempla também os estudantes do fundamental II (de 11 a 14 anos), e inclui dispositivos para atender pessoas com necessidades especiais, como áudio-guia, mapa tátil, mockup gigantes de insetos, entre outros. A estrutura do prédio abrange ainda a instalação de uma plataforma para vencer o andar intermediário, corrimãos metálicos e placas de sinalização em braille.

Entre os destaques vale citar a cenografia do Jardim dos Insetos com flores gigantes, animais virtuais e a reprodução de sons de nove insetos em botoeiras que acionam também um painel luminoso com a imagem respectiva de cada um deles; bicho-da-seda, bicho-pau, besouros e a corrida das baratas que já era uma das atrações mais buscadas pelas crianças estará reformulada; uma colmeia com câmera instalada no seu interior para que os visitantes possam ver a organização da vida das abelhas; além de cupinzeiros e formigueiros e até uma sala onde será possível acompanhar a produção dos bichos-da-seda.

Novas linguagens expositivas do Planeta Inseto

Para distribuir todas as novidades da nova fase do Planeta Inseto, o espaço da mostra foi dividido em sete salas principais. Antes mesmo da entrada, os visitantes agora podem conferir quatro painéis que contam a história do Instituto Biológico e um painel “instagramável” com ilustrações de insetos no qual podem tirar fotos para as redes sociais.

Já na entrada da casa, os visitantes têm acesso a um gabinete de curiosidades, espaço cenográfico que apresenta o universo científico (pesquisa de campo, laboratório, ilustrações entre outros) e o pesquisador entomologista Arthur Neiva, idealizador do Instituto Biológico e cuja casa, que era a residência dos diretores do Instituto Biológico, hoje, abriga toda a exposição.

Na sala seguinte, os insetos são apresentados nesse percurso através de painéis com imagens, textos e ilustrações sobre “Quem são os insetos?”.

No redesenho da circulação do prédio com foco na acessibilidade, foi instalada uma plataforma elevatória para que as pessoas com dificuldades de locomoção possam ter acesso à parte superior do espaço.

Uma das principais atrações da mostra, o Jardim dos Insetos possibilita a interação e maior contato do público com os bichos. Nesse espaço, localizado na terceira sala, ao apertar um botão, o visitante ouve o som de um inseto, e uma caixa de backlight se acende, quando é possível ouvi-lo novamente. Na brincadeira, o público pode tentar adivinhar qual é o som de nove espécies diferentes. Na mesma ala, um cupinzeiro e um formigueiro real mostram o modelo de comunidade desses insetos.

Em um ambiente de laboratório com bancadas, o visitante pode observar três diferentes lâminas com cortes de insetos. Lupas eletrônicas ligadas a um monitor ampliam a imagem desses insetos para a visão do público.
As demais salas contam ainda com informações em painéis e vitrines (com os insetos vivos) sobre borboletas, besouros, bicho-da-seda, bicho-pau e baratas, que apresentam a atração mais esperada pela criançada – a corrida das baratas! A brincadeira já existia na proposta anterior e devido ao seu grande sucesso e importância didática foi mantida.

Como fechamento da exposição, uma imagem do planeta Terra no piso e a diversidade dos insetos é representada em um móbile suspenso. Na bancada circular, destaque para a importância econômica, cultural e ecológica – fundamental para a preservação do meio ambiente.

Na mesma sala, uma estante e um painel são reservados para exposições temporárias de artistas visuais – fotógrafos, ilustradores e pintores – que tratam sobre o universo dos insetos em suas obras. O educativo será responsável pelo desenvolvimento desses trabalhos.

Dicas:
•O museu é pequeno, por isso reserve no máximo 1h para a visita. Como está próximo do Sesc Vila Mariana e do Parque Ibirapuera, você pode se organizar para fazer esses outros passeios em um mesmo dia, todos também gratuitos.
•O passeio é para todas as idades, mas é mais indicado para crianças que estejam aprendendo biologia na escola.

Serviço:
Endereço: Av. Dr. Dante Pazzanese, 64, Vila Mariana, São Paulo – SP
Dias e horários: Visitação de terça a domingo, das 9h às 16h
Valor: entrada Gratuita
Informações: (11) 2613-9500 ou [email protected]
Possui acessibilidade
Possui estacionamento gratuito no local

Informações adicionais:
Não é permitido entrar com alimentos.
Não há fraldário.

Fonte: I. Biológico / P. Kids

Compartilhar: