adolfo

Na tarde de ontem (26), o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, concedeu entrevista coletiva para falar sobre os procedimentos adotados pelos governos federal e de São Paulo em relação ao primeiro caso de doença pelo Coronavírus no Brasil, confirmado há dois dias. Na ocasião, o ministro ressaltou a importância do trabalho prestado pelo Instituto Adolfo Lutz. “O Adolfo Lutz recebeu o material e concluiu (a investigação) num tempo muito bom; o Instituto foi de uma agilidade muito intensa o que confirmou como positivo o caso já diagnosticado laboratorialmente”, disse.

Porém, antes mesmo que o Adolfo Lutz confirmasse que o paciente estava infectado pelo Coronavírus, segundo o ministro, todas as medidas preventivas haviam sido tomadas. “Quando o Hospital Israelita Albert Einstein registrou a notificação do caso suspeito, ações para evitar a transmissão da doença foram imediatamente colocadas em prática, de modo que não há motivo para preocupação até o momento”, afirmou.

Laboratório de referência nacional, o Instituto Adolfo Lutz foi fundamental para que a contraprova do teste ficasse pronta em tempo recorde. Trata-se de um homem de 61 anos, residente em São Paulo (SP), que estava na Itália, na região de Lombardia, onde o Coronavírus foi detectado. Segundo a Secretaria Estadual da Saúde, o paciente está bem, com sinais brandos da doença e recebeu as orientações de precaução padrão.

A Secretaria Estadual divulgou ainda que está realizando, junto à Secretaria Municipal da Saúde, a identificação das pessoas que tiveram contato com o paciente no domicílio, hospital e voo, com apoio da Anvisa junto à companhia aérea. Todas as ações e medidas seguidas estão de acordo com os protocolos do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde (OMS) e diariamente atualizações são informadas em coletivas e boletins epidemiológicos. Mais informações, acesse www.saude.gov.br/coronavirus.

Clique aqui para ver a entrevista com o ministro Luiz Henrique Mandetta na Globonews:

https://g1.globo.com/globonews/jornal-globonews-edicao-das-10/video/instituto-adolfo-lutz-conclui-diagnostico-de-coronavirus-em-paciente-brasileiro-8353283.ghtml

Compartilhar: