if

A Estação Experimental de Tupi, também conhecido como Horto de Tupi, implantou este ano novas placas educativas ao longo da “Trilha da Biodiversidade”. Feitas de “madeira plástica” (material resultante do processamento de resíduos recicláveis) as placas abordam diversos temas, como: a Mata Atlântica existente na área protegida, o papel das aves na formação da floresta, as relações da floresta com a água, a história do local, entre outros.

Segundo a especialista ambiental, Maria Luísa Bonazzi Palmieri, as novas placas implantadas na Trilha da Biodiversidade foram elaboradas de forma participativa no âmbito do Comitê Gestor da Área de Visitação Pública da Estação Experimental de Tupi, considerando os temas que geralmente são abordados nos trabalhos de educação ambiental nessa área protegida. “Elas buscam não somente informar, mas estimular reflexões, tanto dos participantes dos programas educativos desenvolvidos no local quanto dos visitantes que caminham na trilha aos finais de semana”, explica.

O projeto do Instituto Florestal (IF) em parceria com a Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente de Piracicaba (SEDEMA) teve o patrocínio da OJI Papéis Especiais e apoio da Pira 21.

Junto com a implantação das placas, o Horto de Tupi também renovou os quatro programas de educação ambiental da unidade. O “PJ Tupi: educação integral e ambiental” foi retomado com os professores e equipe gestora da Escola Estadual Pedro de Mello. A atividade incluiu o “Desafio do Horto”, no qual todos passaram por diversos locais na área protegida e conheceram mais sobre esse espaço e seu potencial educativo. Também foram feitos exercícios de formação sobre educação ambiental crítica, diálogo sobre problemas socioambientais da escola e entorno, entre outras, que foram utilizadas como base para a elaboração das disciplinas eletivas da escola.

A terceira edição do “EducaTrilha na Escola” incluirá questões culturais e a participação da educação infantil da rede municipal de ensino. Realizado com escolas municipais, estaduais e particulares por meio de um processo formativo e um concurso de projetos educativos que incluem visitas ao Horto de Tupi, o prêmio para as escolas vencedoras é uma viagem pedagógica para os professores a uma área protegida escolhida pelos mesmos.

Há também o “Bacia Caipira”, programa de educação ambiental desenvolvido conjuntamente com a Prefeitura e o Departamento de Água e Esgoto de Santa Bárbara d’Oeste, o qual neste ano terá o slogan “Redescobrindo as nascentes e compartilhando experiências” e incluirá visitas ao Horto de Tupi, à nascente modelo em Piracicaba e uma nascente em Santa Bárbara d’Oeste. O Bacia Caipira é realizado com grupos de idosos da região.

Já o “Vem pro Horto” conta com atividades aos finais de semana voltadas a toda a comunidade, que serão realizadas com diversos parceiros, incluindo instituições da sociedade civil e pessoas voluntárias interessadas em desenvolver esse trabalho conjunto. O calendário do “Vem pro Horto” contemplou atividades em praticamente todos os meses do ano, sendo:

  • 22/03 das 9h: Tricnic no Horto
  • 24/05 às 7h: Vem Passarinhar no Outono
  • 21/06 às 8h: Bike Adventure
  • 27/06 às 8h30min: RPG no Horto
  • 08/08 às 8h: Do mato ao prato
  • 16/08 às 8h: Passeio ciclístico no Horto
  • 13/09 às 7h: Vem Passarinhar na Primavera
  • 18/10 às 9h: Vem brincar e aprender no Horto
  • 28/11 às 8h30min: RPG no Horto
  • 06/12 às 8h30min: Caminhada histórica.

Mais informações: (19) 3438-7116 e (19) 3438-7200 ou [email protected]

Fotos: Acervo Estação Experimental de Tupi

Compartilhar: