GRUPO I – GRUPO DE TRABALHO PELA EQUIPARAÇÃO 

Composição: Edna Bertoncini, Elisangela Jeronimo, Enéas de Carvalho, Fabio Luís Dias, Izabel Medeiros, João Paulo Feijão Teixeira, José Orlando Prucoli, Juliana Rolim, Marco Antônio Zullo, Marcos Perdoná, Miguel Luiz Freitas, Raquel Pinotti e Raquel Sachs.

Este grupo atua na demanda que deu ao nome à chapa que compõe a atual Diretoria, que acredita ser a equiparação salarial um dos objetivos prioritários para a comunidade de pesquisadores científicos do estado de São Paulo, que tem sido penalizada com falta de correções salariais há mais de uma década. A Equiparação é o melhor caminho para a valorização de nossa carreira (que recebe salário muito inferior ao do congênere federal), para evitar a fuga de pesquisadores e para garantir nossa aposentadoria. Assim, procura-se o convencimento do Governo para a assinatura de um decreto que corrija a injustiça salarial que ocorre dentro da categoria e proporcione a equiparação salarial entre os pares, uma vez que as vias judiciais se encontram praticamente exauridas para essa demanda.

Temos nos reunido semanalmente ou quinzenalmente para tratar desse importante assunto e para representar o objetivo principal de nossa comunidade!

Ações do grupo no primeiro ano da gestão 2020-2021:

  • Reunião com Secretário da Agricultura, que encaminhou nossa demanda de Equiparação para o Governador.
  • Reunião com ex-Ministro da Agricultura, que protocolou nosso pedido de Equiparação e entrou em contato direto com o Governador.
  • Reunião com Diretoria do Butantan, solicitando apoio para podermos contactar diretamente o Governador.
  • Elaboração de adesivo “Unidos pela Ciência, Unidos pela Equiparação”, que visa unir nossa categoria e criar mais consciência de que devemos lutar juntos pela Equiparação.
  • Reunião aberta com todos os Pesquisadores, com grande comparecimento, na qual apresentamos todas nossas ações e estratégia e coletamos novas ideias de toda a comunidade.
  • Para o ano de 2021: estratégias de se obter a assinatura desse decreto junto ao Governo continuarão a ser desenvolvidas. Etapas posteriores envolvem campanhas de divulgação reforçando a importância da categoria para a sociedade nas áreas da saúde, agricultura e meio ambiente, especialmente nos momentos de crises desses setores, valorizando a carreira de pesquisador, os institutos de pesquisa, de modo a buscar apoio junto a sociedade para tal causa.

 

GRUPO II – GRUPO DE COMUNICAÇÃO  

Composição:  Bruno Ribeiro, Edna Bertoncini, Juliana Rolim, João Paulo Feijão e Raquel Sachs.

Ações do grupo na gestão 2020-2021:

  • Auxílio na alteração física da sede da APqC para melhor atender ao associado.
  • Organização de conteúdos postados nas mídias sociais da associação.
  • Criação/reformulação de novo site da APqC para trazer informações rápidas e atualizadas aos associados;
  • Atualização cadastral dos associados. Elaboração e aplicação de questionários encaminhados aos associados para atualização de dados cadastrais e melhor conhecimento do perfil do associado que compõe a associação e quais as prioridades do associado em relação à associação. A atualização será contínua.
  • Atualização de listas de e-mails, telefones e contatos WhatsApp a partir de banco de dados atualizados dos associados.
  • Distribuição de adesivos de campanha pela equiparação salarial.
  • Divulgação e realização de reuniões e assembleias no formato online durante ano de 2020.
  • Abertura de canais para a publicação de textos dos associados no site da associação.
  • Programadas para 2021: divulgações dos Institutos de Pesquisa e campanhas em prol da defesa dos Institutos de Pesquisa Paulistas e pela equiparação salarial da categoria, em jornais, mídias sociais, rádio e TV.