ip

A Associação dos Pesquisadores Científicos do Estado de São Paulo (APqC) informa a todos os seus associados que no último dia 29.07.2019 recebemos um e-mail do Sr. Vander Bruno do Santos, Diretor do Instituto de Pesca (IP), dando ciência de que não há mais o interesse da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA) na junção dos Institutos de Pesca e de Zootecnia, como havia sido aventado.

Trata-se de uma importante conquista para a pesquisa científica e a sociedade em geral que só foi possível graças a união do corpo técnico do IP, da APqC e da Frente Parlamentar em Defesa das Instituições Públicas de Ensino, Pesquisa e Extensão, coordenada pela deputada Beth Sahão, que ante a proposta de fusão dos institutos questionaram o Governo do Estado de São Paulo sobre os prejuízos que esta medida poderia causar aos servidores e aos trabalhos de pesquisa em andamento. Ficou demonstrada a importância do Instituto de Pesca junto ao setor pesqueiro paulista e a necessidade de se manter a sua autonomia.

Além disso, ressaltamos a disposição para o diálogo demonstrada pelo Secretário de Agricultura e Abastecimento, Dr. Gustavo Junqueira, que por três oportunidades recebeu a APqC para tratar do tema, possibilitando depois que um grupo de pesquisadores do Instituto de Pesca pudesse desenvolver o estudo de um novo organograma para o IP.
O Diretor do IP informou ainda que o referido estudo será discutido em âmbito do CTC, oportunidade em que serão traçadas as definições de trabalho para o próximo quadriênio (PPA 2020-2024).

Por fim, comunicamos que aqueles que queiram participar do futuro do Instituto de Pesca protocolizem suas sugestões junto ao Diretor, Sr. Vander Bruno dos Santos, para que a proposta possa ser efetivamente analisada.

São Paulo, 31.07.2019

Compartilhar: