ccd

Realizar o desenvolvimento de inovações tecnológicas que solucionem os principais problemas sanitários da piscicultura nacional é o principal desafio do Centro de Ciência para o Desenvolvimento (CCD) “Soluções para combate às doenças emergentes na piscicultura: Diagnósticos, Vacinas e Seleção Genética”.

Este CCD faz parte do grupo de centros anunciados durante a cerimônia de comemoração dos 60 anos da FAPESP (clique aqui para mais informações). No total, cerca de R$ 9 milhões serão investidos nos próximos anos nesse novo centro. Além da FAPESP, a iniciativa contará com o aporte de universidades e empresas privadas.

O objetivo inicial deste centro será o desenvolvimento de kits de diagnóstico para as doenças emergentes, de vacinas contra essas doenças em tilápia e o melhoramento genético de tilápias relativo às doenças.

O projeto é liderado pelo Instituto de Pesca (SAASP), pela Pesquisadora Responsável Dra. Maria José Tavares Ranzani-Paiva (Diretora) e Pesquisador Principal (PP) Dr. Leonardo Tachibana (Coordenador de comunicação); com a colaboração do Caunesp (UNESP), pelo Dr. Diogo Teruo Hashimoto (PP – Vice-diretor) e Dra. Fabiana Pilarski (PP); USP/FZEA, pelo Dr. Ricardo Luiz Moro de Sousa (PP – Coordenador de Parceria); e da empresa Colpani Pescados, além de demais colaboradores.

Fonte: Piscishow / I. Pesca

Compartilhar: