Com o intuito de conhecer a visão, o interesse e o grau de informação da população em relação à Ciência e Tecnologia (C&T) no País, o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e o Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) realizaram a quinta rodada da pesquisa sobre “Percepção Pública da Ciência e Tecnologia no Brasil”. O estudo contou com a parceria do Instituto Nacional de Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia (INCT-CPCT) e da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). A pesquisa constitui importante subsídio para a tomada de decisão, formulação e implementação de estratégias e políticas públicas de C&T. Foram entrevistadas 2.200 pessoas acima de 16 anos, de todas as regiões do Brasil.

A pesquisa revelou que a visão positiva do brasileiro em relação à Ciência e à Tecnologia se mantém na casa dos 73%. Para esta parcela, C&T trazem mais benefícios do que malefícios à sociedade. Além disso, 62% dos entrevistados se disseram interessados em assuntos relacionados ao tema, com predileção pelas áreas de saúde e meio ambiente.

No entanto, apesar da visão positiva sobre C&T, há sinais de alerta: a maioria disse não participar de atividades e nem frequentar locais de C&T, como museus e feiras de ciência. Também o consumo de noticias sobre C&T caiu nos principais meios de comunicação, o que vai de encontro ao interesse manifestado pelo assunto na mesma pesquisa. 90% dos entrevistados não soube citar o nome de nenhum cientista brasileiro e 88% não souberam citar nenhum instituto de pesquisa ou universidade. O investimento em comunicação com a sociedade se torna imperativo à C&T no País.

Confira abaixo o vídeo que analisa detalhadamente os resultados da pesquisa.

Compartilhar: