buta 1

Já imaginou fazer estágio em um laboratório do maior produtor de vacinas e soros da América Latina? Na última quarta (1), a Escola Superior do Instituto Butantan (ESIB) abriu as inscrições para o Programa de Estágio Curricular Obrigatório do 2º semestre de 2022. São 82 vagas distribuídas em 20 laboratórios do instituto. Para que o aluno possa se candidatar, sua universidade deve estar credenciada no Butantan – por isso, também está aberto o edital para credenciamento. As inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo site da ESIB até o dia 30/6.

A oportunidade de estágio é destinada a estudantes de graduações da área da saúde, como Ciências Biológicas, Ciências Biomédicas, Farmácia e Medicina Veterinária, que estejam regularmente matriculados em instituições de ensino públicas ou privadas. É necessário ter no mínimo 75% de frequência em todas as disciplinas cursadas. Estão disponíveis vagas em diferentes laboratórios, como Bacteriologia, Biologia Estrutural, Bioquímica, Dor e Sinalização, Biológicos Recombinantes, Coleções Zoológicas, Desenvolvimento de Vacinas, Farmacologia, Herpetologia e Parasitologia.

Entre os documentos necessários para inscrição, está a cópia legível e atualizada do histórico escolar, constando o Coeficiente de Rendimento (média ponderada das disciplinas concluídas), e uma declaração da instituição de ensino informando o semestre ou ano adequado e a quantidade de horas necessárias para realização de estágio curricular obrigatório.

Após a avaliação do desempenho acadêmico, os candidatos aprovados para a próxima etapa passarão por uma entrevista, cuja data e local devem ser verificados pelo próprio aluno a partir do dia 8/7 pelo site da ESIB. Para comparecer à entrevista, é preciso apresentar documento de identificação original com foto. Candidatos residentes fora do município de São Paulo poderão fazer a entrevista online.

A lista de selecionados será divulgada no site da ESIB a partir do dia 8/8 e o início das atividades do estágio está previsto para 15/9. Para mais informações, confira o edital.

Credenciamento

Até o dia 30/6, as universidades dos candidatos interessados podem se credenciar no Instituto Butantan, a partir da celebração de um Termo de Cooperação Técnica. No acordo, está previsto como contrapartida o depósito do valor correspondente a 1/3 da mensalidade do curso paga pelo estudante, considerando a proporcionalidade da carga horária e enquanto durar o período de estágio.

A inscrição deve ser feita neste site e requer o envio de uma série de documentos institucionais, como Estatuto/Contrato Social da instituição, devidamente registrado; regulamento do curso; aprovação pelo Ministério da Educação; Ata da Assembleia que elegeu a última diretoria; comprovação da existência de seguro de vida e acidentes pessoais para os estagiários da instituição, com fornecimento de cópia da apólice; entre outros.

Fonte: I. Butantan

Compartilhar: