Desde que o Homem passou a inventar artefatos e a desenvolver tecnologias para a sua sobrevivência, a Terra tem sofrido com as interferências dessas invenções – muitas delas positivas, mas muitas também prejudiciais ao meio ambiente, aos animais e aos próprios seres humanos.

Muito se fala, por exemplo, dos efeitos negativos da emissão de gases por parte das indústrias; porém, a realidade que conhecemos hoje tornou impossível à Humanidade abrir mão de todo o aparato moderno criado pelos cientistas – e que está em constante evolução.

Com o objetivo de homenagear as grandes descobertas e o desenvolvimento de novas pesquisas, mas também discutir os problemas causados pela atuação do homem diante dos avanços científicos e tecnológicos, convencionou-se dedicar o dia 16 de outubro ao Dia Mundial da Ciência e Tecnologia. Esta é uma data dedicada, antes de tudo, ao debate e à reflexão.

O que seria do Homem sem a Ciência e a Tecnologia? O cavalo deu lugar ao carro, o motor a vapor deu espaço aos equipamentos de propulsão elétrica e de combustíveis fosseis, a velha lamparina foi substituída por lâmpadas. Do fogo chegamos ao espaço, mas também à bomba atômica.

Toda a trajetória humana sobre a face da Terra está marcada pela presença das invenções científicas e tecnológicas, das quais somos, como pesquisadores e pesquisadoras, continuidade. Seria uma grande injustiça não termos uma data para celebrar as conquistas civilizatórias da ciência e, ao mesmo tempo, refletir sobre os prejuízos que, graças à contradição da nossa dependência tecnológica, causamos a nós mesmos.

Compartilhar: