bauru

A unidade do Instituto Adolfo Lutz em Bauru iniciou ontem (13) a realização de testes para diagnóstico de coronavírus e já divulgou a sua primeira leva de resultados. De um total de 22 amostras analisadas, cinco deram positivas para a Covid-19, o que aumentou de 13 para 18 o número de casos da doença confirmados no município. Por sua vez, os casos suspeitos caíram de 240 para 216.

Financiados pelo Estado, os exames realizados pelo Lutz contemplam apenas pacientes internados, com quadro mais grave da doença e os trabalhadores da saúde sintomáticos afastados em razão da suspeita. Além das amostras do município, o Lutz local, chamado oficialmente de Centro de Laboratório Regional Bauru (CLR 2), irá analisar exames de outras 37 cidades da região centro-oeste do estado de São Paulo.

Diretora do CLR 2 do Adolfo Lutz, a pesquisadora Virgínia Bodelão Pereira afirma que, com a estrutura atual disponível, a unidade conseguirá processar até 500 amostras por semana. Os resultados levam até 72 horas para ficar prontos.

A pesquisadora diz que, para aumentar a capacidade de processamento, ou para manter o ritmo dos resultados em dia, caso haja aumento da demanda nas próximas semanas, o laboratório do Adolfo Lutz de Bauru necessitará de novas contratações de biologistas e técnicos em laboratórios, além de mais equipamentos.

Confira em vídeo a entrevista que a pesquisadora Virginia Bodolão Pereira, diretora do Instituto Adolfo Lutz de Bauru, concedeu à Rede Globo (clique aqui).

Compartilhar: