buta vac

O Ministério da Saúde iniciou, no dia 10/4, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza 2023, que seguirá até o dia 31 de maio. A vacina Influenza trivalente oferecida gratuitamente nos postos de saúde é produzida e entregue pelo Instituto Butantan, que já enviou 42 milhões de doses ao governo federal e deve finalizar a entrega de outras 38 milhões até 28 de abril, totalizando 80 milhões de unidades do imunizante. Serão enviadas, em média, 10 milhões de doses por semana.

Seguindo a recomendação da OMS, a vacina da gripe trivalente deste ano é composta por duas cepas do vírus influenza A (H1N1 e H3N2) e por uma cepa do tipo B (linhagem Victoria). O imunizante é atualizado a cada ano com as cepas mais circulantes no mundo. Como o vírus sofre constantes mutações, é importante tomar a vacina atualizada todos os anos para manter a proteção.

A vacinação será realizada simultaneamente nos 5.570 municípios do país para os grupos de maior risco, no esquema de dose única. O objetivo é reduzir as complicações, internações e mortalidade associadas à gripe. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), as epidemias do vírus influenza sazonal resultam em cerca de 3 a 5 milhões de casos graves e até 650 mil mortes no mundo por ano.

A meta é vacinar, pelo menos, 90% de cada um dos grupos prioritários. O público-alvo da campanha inclui crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas, idosos, povos indígenas, professores, profissionais da saúde, pessoas com deficiência, pacientes com doenças crônicas, profissionais das forças de segurança e salvamento e das forças armadas, trabalhadores de transporte coletivo, trabalhadores portuários, adolescentes e jovens em medidas socioeducativas e população adulta privada de liberdade.

No caso das crianças indígenas e com comorbidades, a imunização é indicada a partir de 6 meses até menores de 9 anos. As crianças que serão vacinadas pela primeira vez – ou seja, não tomaram vacina da gripe nos últimos anos – deverão receber duas doses, com intervalo de 30 dias entre a primeira e a segunda aplicação.

Não podem receber o imunizante pessoas com doenças febris e Covid-19 – recomenda-se esperar a melhora para ser vacinado. Em indivíduos com histórico de reação alérgica grave (anafilaxia) a ovo, a vacina deve ser administrada com supervisão médica e em ambiente adequado para tratar manifestações alérgicas. O imunizante é contraindicado para menores de 6 meses de idade e pessoas que já tiveram anafilaxia após tomarem a vacina.

Quer se proteger contra a gripe e também contribuir para a ciência?

O Butantan está realizando um ensaio clínico para avaliar a vacina tetravalente contra a gripe, que contêm quatro cepas do vírus influenza, com o objetivo de ampliar ainda mais a proteção da população brasileira. O estudo está recrutando voluntários de diferentes regiões do país.

Nesse momento, podem participar crianças entre 3 e 8 anos, adolescentes de 9 a 17 anos e idosos acima de 60 anos. Ser voluntário é uma forma de se prevenir contra a doença e contribuir para o avanço da pesquisa – isso porque todos os participantes do estudo receberão vacina, seja a trivalente ou a tetravalente.

Fonte: Instituto Butantan

Compartilhar: