luciana

A ministra de Ciência, Tecnologia e Inovações, Luciana Santos (PC do B), defendeu, em sua posse, políticas para o país alcançar uma soberania tecnológica. Ela disse que o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deverá fomentar a produção de conhecimento para desenvolver uma base científica. “País soberano é aquele que é capaz de diminuir a dependência de produtos de valor agregado e de alta tecnologia”, afirmou. Luciana declarou ainda que não há desenvolvimento sem inovação tecnológica. “Precisamos entrar no mundo da revolução industrial que estamos vivendo no mundo”.

A ministra também disse que a ciência “volta a ser prioridade” depois de “quatro anos de negacionismo” durante o governo do presidente Jair Bolsonaro (PL). Segundo ela, o governo do petista terá que fazer uma “mediação” para poder garantir o reajuste inflacionário das bolsas do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), pagas a pós-graduandos. Alunos de mestrado com bolsa do CNPq ganham R$ 1.500 mensais. Os de doutorado, R$ 2.200. A tabela completa dos valores pode ser lida neste link.

Luciana Santos criticou a iniciativa do governo Bolsonaro, de liquidar o Ceitec (Centro Nacional de Tecnologia Eletrônica Avançada). “O governo Bolsonaro resolveu desestatizar a até liquidar a única fábrica de semicondutores do Brasil. É inconcebível que a gente desmonte aquilo que é a nata da inovação no mundo”, declarou.

Parte de uma estratégia de desenvolver a microeletrônica no Brasil, o Ceitec foi criado em 2008 para explorar diretamente atividade econômica do setor. A empresa passa por um processo de liquidação pelo PPI (Programa de Parcerias de Investimentos), do Ministério da Economia. É a única empresa da América Latina capaz de projetar e produzir semicondutores de silício.

QUEM É

Luciana Santos, 57 anos, vai comandar o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações do governo Lula. Ela é vice-governadora de Pernambuco e foi deputada estadual (1997-2000) e deputada federal (2011-2018) pelo Estado. Comandou a prefeitura de Olinda por 2 mandatos (2001-2008). É formada em engenharia elétrica e filiada ao Partido Comunista do Brasil (PCdoB).

Compartilhar: