butavac

O Instituto Butantan enviou na última terça (7/3) cerca de 10,6 milhões de doses da vacina Influenza ao Ministério da Saúde para a campanha de vacinação contra a gripe de 2023. Principal fornecedor do imunizante para o Programa Nacional de Imunizações (PNI), o Butantan deve entregar um total de 80 milhões de doses até o final de abril deste ano.

A vacina trivalente foi atualizada com as cepas que mais circularam no ano anterior, de acordo com determinação da Organização Mundial da Saúde (OMS). O imunizante da campanha deste ano é composto por dois vírus influenza tipo A (H1N1 do subtipo Sidney e H2N3 do subtipo Darwin) e uma cepa do tipo B, da linhagem Victoria.

Como os vírus influenza sofrem mutações constantes, podendo evoluir de forma que “escapem” da proteção da vacina anterior, é importante se vacinar contra a gripe todos os anos. Além disso, os imunizantes contra a gripe não produzem memória imunológica de longo prazo. Então, mesmo que não haja alteração das cepas, a recomendação da OMS e do Ministério da Saúde é fazer uma nova imunização anualmente.

Campanha de vacinação da gripe 2023

A campanha de vacinação contra a gripe começa em abril com públicos prioritários, como idosos acima de 60 anos, crianças de 6 meses a 4 anos, gestantes e puérperas (pessoas que tiveram bebês até 45 dias), pessoas com deficiência, pessoas com comorbidades, profissionais da saúde, entre outras. Veja aqui o cronograma completo do Programa Nacional de Vacinação de 2023.

A vacina da gripe é contraindicada para crianças menores de seis meses e pessoas com histórico de anafilaxia (reação alérgica grave) após terem tomado o imunizante. Indivíduos que estão com sintomas gripais devem aguardar a melhora para serem vacinados.

Fonte: Instituto Butantan

Compartilhar: