ib

O Instituto Butantan completa 118 anos de existência no próximo fim de semana. Como parte da comemoração será realizada, nos dias 23 e 24 de fevereiro (sábado e domingo) a Feira da Imunidade e da Vacina – Como Nosso Organismo se Protege. O evento, que acontecerá das 10h às 16h, terá entrada franca para visitantes de todas as idades e ofecerá atividades interativas com a finalidade de informar o público sobre o funcionamento do sistema imunológico dos seres humanos e sobre como as vacinas atuam nele, ajudando a prevenir ou curar doenças.

A importância da vacinação é um tema atual que tem mobilizado pesquisadores do Instituto Butantan, uma vez que a procura por vacinas vem apresentando declínio em vários países do mundo, incluindo o Brasil. Tal fenômeno ocorre devido ao trabalho de desinformação realizado por grupos anti-vacina nas redes sociais. Como consequência, tem sido registrado o retorno de doenças que estavam sob controle, como é o caso do sarampo (11 mil casos no Brasil em 2018). A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera que esta é a “maior emergência da saúde pública para 2019”.

Para responder a este problema, o Butantan montará uma tenda de 900m² no parque do Instituto e disponibilizará 70 monitores para orientar o público presente. Nesses dias, os museus Biológico, Histórico e de Microbiologia estarão abertos e terão entrada gratuita.

Confira algumas atrações

No local estarão instaladas paredes de escalada para as crianças subirem pelos caminhos do nosso “sistema linfático” e explorar os seus principais “órgãos”. Já quem quiser conhecer uma célula “por dentro” poderá entrar no Celularium e assistir à projeção do simulador. No espaço Linfócito B, as pessoas aprendem de modo divertido como o corpo produz anticorpos depois de receber uma dose de vacina.

Uma estrutura de 3,5 metros de altura, chamada de Espiral da Segurança, revelará todas as fases do desenvolvimento de uma vacina. Atores representando Vital Brazil e Arthur Neiva, pesquisadores do início do século 20, contarão como foram os surtos de peste bubônica e a epidemia de gripe espanhola no Estado de São Paulo.

O público também poderá participar de rodas de conversas com cientistas, que irão esclarecer todas as dúvidas acerca das vacinas, e ter acesso a microscópios, vídeos e jogos coletivos. Uma peça infantil será encenada para as crianças.

A programação completa está disponível no site da Feira da Imunidade e da Vacina.

Serviço:
Feira da Imunidade e da Vacina – Como nosso organismo se protege
Data: 23 e 24 de fevereiro de 2019 (sábado e domingo)
Horário: das 10h às 16h
Local: Heliponto do Instituto Butantan – Avenida Vital Brasil, 1500 – Butantã – São Paulo/SP
Entrada franca

Compartilhar: